Qual é o objetivo de Musk com o desenvolvimento do chip cerebral?

42
Qual é o objetivo de Musk com o desenvolvimento do chip cerebral?
D.R.

O bilionário Elon Musk já obteve a autorização para testar o chip cerebral da Neuralink em humanos

Mesmo diante de diversas dúvidas sobre a segurança do dispositivo, ele afirma que a tecnologia pode ser a solução para pessoas que sofreram lesões na coluna vertebral e portadores de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

“O principal objetivo de interfaces como o Neuralink é substituir ou restaurar funções úteis para pessoas incapacitadas por distúrbios neuromusculares, como ELA, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral ou lesão da medula espinhal”, explicaram os autores do artigo ‘Interfaces Cérebro-Computador em Medicina’, Jerry Shih, Dean Krusienski e Jonathan Wolpaw, conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Star.

O principal objetivo do projeto é fazer as pessoas que perderam os movimentos dos membros do corpo voltarem a se locomover usando softwares, que serão controlados por impulsos cerebrais. Além disso, Musk quer ajudar pessoas que perderam outras funções corporais, como visão, fala ou audição.

A tecnologia tem objetivo de ir além. O bilionário quer expandir a maneira como o ser humano vivencia o mundo e espera que o chip também possa ser útil para pessoas que não sofrem de problemas de saúde ou deficiências.

O neurocientista Philip Sabes, que fundou a Neuralink com Musk, disse anteriormente que o chip poderia produzir efeitos de melhoria do humor e, portanto, ser usado para tratar problemas de saúde mental, como a depressão, por exemplo.

No entanto, alguns membros da comunidade científica estão preocupados com os testes, já que uma investigação comprovou que mais de 10 macacos sofreram infecções crônicas, paralisia, inchaço cerebral e outros efeitos colaterais após receberem o implante.

Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.