Bilionária é condenada à pena de morte por um dos maiores casos de fraude do Vietnã

20
Bilionária é condenada à pena de morte por um dos maiores casos de fraude do Vietnã
© RECORD JAPAN

O julgamento durou cinco semanas e foi acompanhado por toda a população

No Vietnã, uma bilionária foi condenada à pena de morte por um dos maiores casos de fraude do país.

Truong My Lan, de 67 anos, é uma executiva do setor imobiliário. Ela e outras 85 pessoas foram acusadas de desviar dinheiro de um banco do Vietnã por mais de uma década.

O montante equivale a R$ 137 bilhões, o que representava quase 3% do produto interno bruto do país em 2022. Quando Lan foi presa, o Governo anunciou uma campanha nacional contra a corrupção e usa o caso da executiva como exemplo.

Os réus foram acusados de suborno, desvio de dinheiro, abuso de poder e violação das leis bancárias. A executiva negou que tenha cometido irregularidades e diz que se arrepende por ter confiado nos diretores da empresa que ela comandava.

O julgamento durou cinco semanas e foi acompanhado por toda a população. No Vietnã, a lei prevê a pena de morte para 22 crimes, incluindo fraude.

* Reportagem de Silvia Kikuchi

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)