Já imaginou imprimir sua própria roupa? Designer de moda cria peças em impressoras 3D

27
Ja Imaginou Imprimir Sua Propria Roupa Designer De Moda Cria Pecas Em Impressoras 3d
© RECORD EUROPA

Nesta reportagem especial do ‘Fala Portugal’ foi apresentada a história de Susana Marques, uma verdadeira visionária que está trabalhando na revolução da indústria têxtil com a criação de roupa em impressoras 3D.

Susana é designer de moda e conta tudo sobre a ideia inovadora

“Este projeto nasceu durante o meu mestrado Tínhamos apenas de desenvolver uma coleção. Eu queria procurar uma forma de me distinguir como designer de moda, alguma forma de me destacar no meio de tudo que tem sido feito. Acabei por procurar sobre impressão 3D e depois fizemos uma ponte com o departamento de informática para utilizar uma impressora que eles tinham lá.”

A designer de moda conta que inovação deixa até mesmo os profissionais mais acostumados com novidades do setor surpresos.

“Estive recentemente em Frankfurt apresentando o trabalho e os tecidos. As pessoas ainda ficam incrédulas. Por mais que estejamos numa feira em que são os maiores experts no mercado, que já viram de tudo, ainda assim, quando de repente pega em algo do gênero e põe na frente deles, existe muita dúvida de como é que foi feito e como é que chegou até aí.”

Susana entende que numa fase inicial elementos mais simples podem ser implementados, mas que todo o vestuário pode ser revolucionado com a tecnologia no futuro.

“Essa é uma ideia que, sem dúvida, vejo ser implementada no futuro. Contudo, ainda é um estágio embrionário, digamos assim. Eu acredito que seja primeiramente numa fase de aviamentos, botões, objetos mais fáceis, como sapatos, malas, e depois, lentamente, começamos a introduzir no vestuário, a substituir estampados, por exemplo, ou os bordados.”

Sobre a resistência à mudança, a designer de moda é otimista. E conta que até mesmo o seu pai já se rendeu ao seu trabalho. Além disso, ele passou a ajudá-la, dando opiniões sobre os seus trabalhos.

“A indústria e o consumidor vão ter sempre alguma aversão à mudança, à novidade. Meus pais, no começo, não acharam assim tanta graça. Havia um grande caminho a ser traçado, mas agora, meu pai é o principal ‘testador’, por exemplo, de todas as amostras. Cada uma delas mal sai da impressora, vai para as mãos dele, e ele diz: ‘A outra estava mais macia, gosto mais da cor daquela, a estampa da outra precisa mudar aqui as cores.. Por isso, acho que sim, agora estão muito orgulhosos.”

Susana é uma profissional visionária. Contudo, ela admite que não poderia imaginar o rumo que o seu talento tomaria com a ajuda da tecnologia de hoje.

“Quando comecei, tinha 21 anos. De todo que não imaginava. Eu sabia que queria fazer coisas diferentes e sempre tive muita vontade de explorar. Mas daí achar que ia encontrar um nicho tão inexplorado, nunca me passou pela cabeça. Gostaria de trabalhar lá fora, nas capitais da moda como Paris, Nova York e Milão, ou então, em grandes centros que impulsionam a inovação e a pesquisa.

Susana é a prova de que, apesar de não termos o controle do futuro, podemos sempre estar ligados às novas tendências e fazer combinações de áreas que, aparentemente, pareciam tão distantes.

“É a roupa do futuro. E que um dia o nosso guarda-roupa será clicar no botão e imprimir o arquivo que compramos online e preparar a nossa roupa.”

Com um formato de apresentação interativo e dinâmico, um cenário preparado para dar cobertura da atualidade mundial ao vivo e uma identidade visual apelativa, o ‘Fala Portugal’ continua um passo à frente no campo da informação. Resultado do contínuo investimento da emissora em inovação e qualidade, com a tecnologia de broadcast mais avançada, este noticiário moderno é também transmitido para a Europa, América do Norte e África.

Segunda a sexta, 21:30 (Lisboa/Londres)