Quatorze pessoas foram encontradas vivendo em casa superlotada em Lisboa

16
Quatorze Pessoas Foram Encontradas Vivendo Em Casa Superlotada Em Lisboa
© RECORD EUROPA

No entanto, acredita-se que no apartamento moravam pelo menos 25 pessoas

Quatorze homens foram identificados por morarem em superlotação numa casa na Freguesia de Santo António, em Lisboa. A Polícia de Segurança Pública (PSP) acredita que no apartamento em questão viviam pelo menos 25 pessoas.

As autoridades deram seguimento a uma denúncia anônima por superlotação e insalubridade numa casa onde residiam diversas pessoas de nacionalidade estrangeira.

Na última sexta-feira (19), por volta das 9h30, a ação de fiscalização realizou-se em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo António, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Autoridade Tributária e a Polícia Municipal de Lisboa. Assim que as autoridades tiveram acesso ao espaço, verificaram 14 pessoas no interior da habitação, mas a PSP acredita que havia vestígios de residirem ali pelo menos 25 pessoas que dormiam em beliches.

As 14 pessoas que se encontravam no imóvel são homens e foram identificadas por existência de superlotação em residência, levantando-se questões de perigo e de insalubridade. No entanto, a PSP diz que, à primeira vista, não levantaram questões de falta de higiene e os homens pareceram organizados, apesar de existirem claros indícios de ali estarem residindo muitas pessoas.

Durante a ação de fiscalização, as autoridades detectaram ainda quatro cidadãos que não tinham prova de residência regular em território português, então foram encaminhados ao esquadrão para apuração da situação. Foi verificado que os cidadãos já tinham manifestações de interesse, o primeiro passo para a obtenção de visto de residência em Portugal.

A superlotação de casas em Lisboa tem gerado preocupação às autoridades pelo perigo que pode haver para os residentes e os vizinhos.

Em fevereiro do ano passado, um incêndio em um edifício superlotado resultou em duas mortes e 14 feridos, todos de nacionalidade estrangeira. Entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024, a Câmara de Lisboa aumentou a fiscalização a situações de casas superlotadas, fez 323 vistorias e 76 fiscalizações, e recebeu 239 denúncias dos serviços de urbanismo.

Com um formato de apresentação interativo e dinâmico, um cenário preparado para dar cobertura da atualidade mundial ao vivo e uma identidade visual apelativa, o ‘Fala Portugal’ continua um passo à frente no campo da informação. Resultado do contínuo investimento da emissora em inovação e qualidade, com a tecnologia de broadcast mais avançada, este noticiário moderno é também transmitido para a Europa, América do Norte e África.

Segunda a sexta, 21:30 (Lisboa/Londres)