Calor extremo e seca nas Filipinas fazem cidade submersa ressurgir

14
Calor Extremo E Seca Nas Filipinas Fazem Cidade Submersa Ressurgir
D.R.

O fenômeno tem atraído um grande número de visitantes, ansiosos para testemunhar as ruínas emergentes

Nas Filipinas, o calor extremo e a seca fizeram ressurgir uma cidade centenária que estava submersa numa barragem. Trata-se de uma vila que foi fundada 300 anos atrás, ao norte do país e que ficou submersa com a construção de uma barragem nos anos de 1970. Agora com a seca, o nível da represa de Pantabangan desceu.

Esta cidade, cuja fundação remonta a 300 anos atrás, está localizada no norte do país. Contudo, a sua existência ficou encoberta com a construção de uma barragem nos anos de 1970. Agora, com uma seca severa, o nível da represa de Pantabangan diminuiu drasticamente.

À medida que as águas recuaram, partes da cidade começaram a reaparecer: uma igreja centenária, a placa da prefeitura e diversos monumentos agora são visíveis. O fenômeno tem atraído um grande número de visitantes, ansiosos para testemunhar as ruínas emergentes.

O nível da água na represa caiu cerca de 50 metros em relação à sua marca normal de 220 metros. Este declínio é particularmente significativo considerando que os meses de março e abril, quando o fenômeno ocorreu, são tipicamente os mais quentes nas Filipinas. Quase metade  do arquipélago está oficialmente em situação de seca, evidenciando os extremos climáticos que afetam a região.

Este evento singular lembra-nos dos impactos profundos das mudanças climáticas e ressalta a necessidade de medidas urgentes para enfrentar os desafios ambientais em todo o mundo.

Confira!

 

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)