Médico brasileiro que fez transplante de rim de porco em humano explica procedimento

15
Medico Brasileiro Que Fez Transplante De Rim De Porco Em Humano Explica Procedimento
© Envato

No último mês, o primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente alterado durante um transplante teve alta do hospital nos EUA.

O paciente, Richard Slayman, de 62 anos, afirmou que há muitos anos não se sentia tão saudável. O Dr. Leonardo Riella, diretor médico de transplante de rim no Hospital Geral de Massachusetts, realizou a cirurgia, que foi considerada um marco na medicina.

Slayman recebeu alta após duas semanas do transplante e não precisou mais de diálise desde então. Os exames laboratoriais estão bons e o rim está funcionando muito bem. Ele foi enviado para casa, porque a sua condição estava estável e o catéter de diálise foi removido.

O Dr. Riella explicou que, apesar do sucesso inicial, o paciente precisará continuar tomando medicamentos para evitar a rejeição do rim. Exames de sangue serão realizados regularmente para monitorar a saúde dele, inicialmente três vezes por semana e depois uma vez por semana. Slayman também será avaliado na clínica para garantir que tudo está bem.

Sobre o histórico do transplante, o Dr. Riella explicou que nos anos 1960 foram feitas tentativas de transplantar rins de porcos em humanos, mas a incompatibilidade era grande e causava rejeição imediata. Com avanços na ciência, especialmente com a edição genética usando a técnica CRISPR, foi possível modificar geneticamente porcos para reduzir essa rejeição. Estudos em primatas mostraram resultados promissores, levando ao transplante bem-sucedido agora.

Confira a entrevista.

Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.

Segunda a sexta, 2:30 (Lisboa/Londres)