Invasão dos EUA ao Iraque completou 20 anos

As tropas da Coalizão Internacional formada por Estados Unidos e Reino Unido foram enviadas para o deserto iraquiano no dia 20 de março de 2003 sob a ordem de encontrar supostas armas de destruição em massa.

Ignorando totalmente a recomendação da ONU de não invadir o país árabe, os Estados Unidos, com apoio do governo britânico, iniciaram a ofensiva.

Em apenas uma semana de bombardeios e embate, o conflito já somava mais de mil mortos, entre eles centenas de civis. Saddam Hussein, líder do Iraque, foi capturado pelas tropas estrangeiras em dezembro de 2003 em um bunker subterrâneo.

Depois de um tempo, diversos países começaram a enviar tropas para ajudar os americanos e os ingleses, entre eles a Austrália, Espanha, Itália e Ucrânia. No total, mais de 500 mil soldados estrangeiros estavam envolvidos na guerra no Iraque.

A saída definitiva das tropas internacionais só aconteceu em 2011, oito anos anos do começo do conflito. Estudos apontam que mais de 100 mil vidas inocentes foram tiradas durante esse tempo, mas as consequências da invasão ainda permanecem.

No fim de 2019, protestos contra a corrupção, o desperdício de dinheiro e a interferência do Irã tomaram conta do país. As manifestações foram reprimidas de forma sangrenta.