O astronauta Charles Duke esteve na inauguração
Foi inaugurado um parque que simula uma estação especial, no sul do Brasil. Ele contém o maior acervo espacial fora dos Estados Unidos. O lugar conta com uma experiência imersiva, que simula uma viagem diretamente para a lua.
Acompanhe a reportagem!
O frio e as belezas naturais sempre atraíram turistas para a Serra Gaúcha. Mas na última semana, há 130 km de Porto Alegre, na estrada que liga Canela a Gramado, um objeto diferente chamou a atenção de longe. Afinal de contas, não é todo dia que se vê um foguete espacial.
Trata-se do Saturno 5. O foguete original tem 110 metros de comprimento, maior do que um campo de futebol. A réplica tem quase 40 metros e faz parte do Space Adventure, uma estação da Nasa na Serra Gaúcha.
No lugar, os visitantes embarcam numa jornada de conhecimento para entender como o homem chegou ao espaço.
Charles Duke esteve na inauguração e contou detalhes de como foi estar na lua na missão Apollo 16 em 1972.
“Quando você anda com ⅙ da gravidade, você não sente o pé afundando no pó acumulado no chão, mas é só virar que se vê as pegadas fundas que deixou. Você jamais vai se perder na lua”, brincou o astronauta.
Duke ficou três dias no solo lunar, mas também foi chefe de comunicação da Apollo 11, que levou Buzz Aldrin e Neil Armstrong três anos antes no primeiro pouso na lua.
“Todos estes artefatos e equipamentos me deixaram entusiasmado”, disse o astronauta.
O entusiasmo é compartilhado por quem investiu no local, que tem o maior acervo espacial fora dos Estados Unidos.
“Foram sete anos de preparativos para o que está acontecendo aqui. Provavelmente o Space Adventure é o projeto mais relevante, mais complexo que já foi montado no Brasil”, conta Rafael Reisman, CEI do Space Adventure.
A equipe de reportagem da Record News fez um tour completo pela estação da Nasa na Serra Gaúcha.
Na sala de controle de Houston tem duas mesas de trabalho originais da sede dos Estados Unidos. O som ‘recria’ o ambiente onde um dia Duke trabalhou.
Na cápsula decolagem é possível vivenciar a simulação do homem quando saiu da Terra e pousou na lua.
O módulo de comando fica orbitando enquanto o módulo lunar desce até a lua. A parte externa não é original, mas todos os comandos internos são originais.
Saindo da simulação…
Já foi determinada a próxima visita ao satélite da Terra. Será em 2024 e contará com muitas novidades. Entre elas, a primeira mulher a pisar em solo lunar.
A Record News vai acompanhar todo o processo. Acompanhe as novidades na nossa programação!
Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.