A tecnologia é uma das principais aliadas da saúde no combate a doenças
Um hospital de Porto Alegre está usando inteligência artificial para ajudar no diagnóstico de câncer de pulmão e acelerar o tratamento. Acompanhe a reportagem de Felipe Bueno!
A cena de um fumante é comum, mas o hábito faz mal à saúde. Os próprios reconhecem, porém esbarram na dificuldade em deixar o vício de lado.
A Inteligência Artificial não consegue corrigir a atitude, mas ajuda a identificar doenças provocadas pelo cigarro. Quanto mais cedo um nódulo for diagnosticado, mais cedo ele é tratado. E maior é a chance de superação.
O câncer de pulmão é o segundo com maior incidência no mundo, além de ser o mais letal. E a relação é direta com o cigarro. Noventa por cento dos casos desse tipo de doença estão associados ao tabagismo ou a pessoas que pararam de fumar.
O novo recurso tecnológico é utilizado depois que o paciente realiza uma tomografia de tórax.
A tecnologia está sendo utilizada pelo Hospital São Lucas, da PUC. Os dados coletados são analisados e agilizam um processo que pode ser determinante para o êxito do tratamento.
Sobre o assunto, conversamos com Giovanni Cerri, presidente do Instituto de Radiologia e do Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas.
Acompanhe!
Jornalístico diário que traz as principais notícias do dia em formato comentado, dinâmico e que traz leveza ao telespectador. O programa conta com especialistas convidados nas mais diversas áreas para esclarecer os principais assuntos.