Recarregar a bateria do celular em locais públicos como aeroportos, rodoviárias, shoppings e hotéis pode apresentar um risco para segurança!
FBI alerta sobre os riscos de usar os carregadores públicos devido aos roubos de dados.
Mas você também se pergunta como funciona esse tipo de roubo de dados e informações?
A ‘Record News’ conversou com Walter Calza Neto, advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados.
O especialista afirma que o problema de usar estes carregadores pode estar na própria porta USB do dispositivo, ou seja, do totem de carregamento. Ou seja, ele pode ter sido manipulado por um infrator, um hacker que coloca uma porta que está contaminada e que, quando usamos ela para carregar, ela acaba enviando para o celular o vírus que pode agir de duas formas:
Ou ele vai baixar todo o conteúdo do seu celular ou ele implanta um sistema que a pessoa consegue acessar à distância o teu celular e ver tudo que você faz, inclusive interagir utilizando o teu aparelho à distância.
O problema também pode estar nos cabos! Da mesma forma que pode-se implantar esse vírus nas portas USB, também pode implantar em cabos.
O perigo é o vírus que pode bloquear o celular ou deixar a pessoa com acesso remoto ao seu celular, vendo que o você faz, podendo acessar os seus aplicativos ou então baixando todo o conteúdo do seu celular para, posteriormente, usar essas informações para a prática de outros golpes.
A solução para este problema é sempre usar os seus próprios carregadores e estar sempre atento ao uso do celular.
Assista aos conselhos do advogado:
Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.