Entrevista: Pai desenvolve sistema para ajudar filho a parar de chupar o dedo

90
Entrevista Pai desenvolve sistema para ajudar filho a parar de chupar o dedo
D.R.

Um pai desenvolveu um sistema utilizando Inteligência Artificial para ajudar o filho Isaac, de 2 anos, a parar de chupar o dedo. Samuel Luz, que é Desenvolvedor de Software, compartilhou o vídeo nas redes sociais que está fazendo o maior sucesso.

A Record News conversou com o Samuel para entender como o método funciona e se está fazendo efeito.

Veja aqui o vídeo!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Samuel Luz (@samuelluz.ai)

Antes de chegar neste processo, quais foram as outras tentativas de fazer o seu filho parar de chupar o dedo?

Eu já venho lutando com esse vício dele há um tempo. Eu já convivi com algumas pessoas que chuparam dedo e sei do prejuízo que isso pode causar para a saúde. Então, eu já tentei vários métodos e todo mundo dizia assim ‘cara, tenta pimenta’. Só que eu acho muito agressivo.

Eu trabalho com visão computacional. É a minha área. Aí comecei a fazer um sistema, adquirindo imagens… aproveitava quando ele estava assistindo televisão… E aí treinei o algoritmo e coloquei para testar. E funcionou.

No momento em que ele ficou chateado no vídeo, foi quando eu estava mandando-o botar o dedo na boca pra testar. Então eu mandava, ele botava, o vídeo parava, ele ficava com raiva.

É lógico que ele prefere assistir à televisão do que chupar o dedo. Então, eu explico para ele ‘olha, isso é para o seu bem, é importante’. Ele entende, mas como é um vício, ele não consegue parar sozinho. Então eu criei essa estratégia para ajudá-lo.

E como funciona a tecnologia que você utilizou?

A parte de visão computacional está bem evoluída. Eu já utilizei esse tipo de algoritmo para fazer outros tipos de classificações.

Basicamente, o algoritmo procura a face, faz um recorte e joga para uma Inteligência Artificial. Essa IA foi treinada com um padrão de imagem e identifica: se ele está com o dedo na boca é um padrão, sem o dedo na boca é outro padrão.

É a estratégia que foi usada, por exemplo, na época da pandemia, quando estava sendo obrigatório o uso da máscara. Eu fiz algumas aplicações também de teste para identificar se a pessoa estava usando máscara e funciona da mesma forma.

Continue assistindo à entrevista aqui!

Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.

Segunda a sexta, 2:30 (Lisboa/Londres)