Entrevista: Inteligência Artificial na comunicação

176
Entrevista: Inteligência Artificial na comunicação
© Envato

Especialistas apontam pontos positivos e negativos da tecnologia na sociedade

O Estúdio News fez uma entrevista sobre a Inteligência Artificial na comunicação e teve como convidados Dhafyni Mendes, co-fundadora do Todas Group e Denis Strum, diretor de Negócios de Infradigital da Infracommerce.

Nesta entrevista, Dafne introduz a Inteligência Artificial como:

“(…) uma das grandes mudanças do século. Ela realmente vem para acelerar grandes transformações, principalmente na comunicação, trazendo grandes benefícios para a sociedade no geral. Especificamente na questão de gênero.”

Sendo fundadora do Todas Group, trouxe o tema do machismo sistêmico e das diferenças de gênero no mundo das ciências. Segundo a convidada, essas questões não solucionam os problemas atuais da Inteligência Artificial.

Como exemplo, foi apresentado o caso de uma campanha em que recorreram à Inteligência Artificial. Pediram imagens de CEOs e todas elas vieram de homens. Há também o problema envolvendo a representação da voz feminina em casos como Siri e Alexa. As tecnologias ‘recebem’ assédio e agressões e respondem de maneira passiva, normalizando esses comportamentos. Com atualizações, a IA já responde com: “não fale assim comigo, nem com qualquer outra pessoa”.

Denis realça questões que necessitam ser melhoradas pelas IAs, como a programação inicial. Por exemplo, o ChatGPT necessita de muitos dados a serem inseridos para, de fato, funcionar. Outro exemplo é a utilização de robôs nos trabalhos anteriormente feitos pelos humanos.

“As empresas colocam os robozinhos para tentar diminuir o custo e aí a gente tem o oposto de uma experiência satisfatória.”

Para além dos casos sugeridos pelos convidados sobre os problemas e medos que a Inteligência Artificial pode criar, também destacam os pontos positivos, tais como as possibilidades de melhoria em negócios, eficácia de tempo e desempenho. Abre-se possibilidades que não existiam antes, como em casos de deficiência visual, que o sistema lê o texto em ‘voz alta’, a possibilidade de ter reuniões com pessoas que falam um idioma diferente e ser eficiente na tradução instantânea, ou casos como no setor da saúde, abrindo a agenda a médicos que passam muito tempo preenchendo papelada.

“Eu acho que do ponto de vista da ferramenta, ela pode eliminar eventuais vagas, (…) só que vai gerar novas vagas porque novas profissões vão surgir, novas necessidades vão surgir”, esclarece Denis Strum.

Apesar do medo e do receio da Inteligência Artificial, não se trata mais de uma transformação de futuro, mas sim de uma transformação do presente. Trata-se de uma evolução constante. Então, o quanto antes as pessoas tiverem mais informação a se atualizarem, vão entender como a Inteligência Artificial pode ser positiva em suas vidas.

Assista à entrevista completa aqui:

O ‘Estúdio News’ tem como objetivo colocar em foco os temas mais relevantes à sociedade com modernismo, atualidade e respeito às diversas opiniões. O programa apresenta entrevistas em formato dinâmico e informativo, com o compromisso de mostrar diferentes pontos de vista sobre temas ligados à política, economia, sistema judiciário e comportamento.

Domingos, 21:45 (Lisboa/Londres)