Conferência sobre metadados reúne órgãos da polícia criminal de 26 países em Lisboa

9
Conferência sobre metadados reúne órgãos da polícia criminal de 26 países em Lisboa
© Envato

A Polícia Judiciária considera essencial uma evolução legislativa capaz de se adaptar às novas realidades, tanto da investigação criminal, como das tendências tecnológicas

A temática dos metadados esteve em discussão, em Lisboa, em uma conferência que reúne órgãos da polícia criminal de 26 países.

Trabalham em conjunto e é por isso que é um tema que une a polícia criminal. Os metadados são um entrave às investigações e tornam-se mesmo em um inimigo difícil de combater.

Há um desequilíbrio profundo sobre o qual nós não conseguimos ultrapassar e quem perde? Quem perde é o cidadão. Quem perde é a comunidade, que somos todos nós.

Luís Neves, Diretor Nacional da Polícia Judiciária

Estudam, por isso, nestes dois dias a forma de ultrapassar essas barreiras e tornar legal o que dizem ser uma ferramenta de trabalho.

“E a pergunta que eu deixo é se todos nós, cidadãos, estamos dispostos a ter aqui uma ligeira quebra daquilo que é a nossa privacidade em contraponto de podermos ter territórios seguros onde a justiça possa fazer o seu trabalho. As comunicações que nós fazemos através dos telemóveis, das operações nas telecomunicações não estão à mercê de qualquer cidadão. Nós só temos acesso a uma informação quando estamos a falar de um crime grave com mais de uma suspeita e, sobretudo, quando o juiz das liberdades autoriza o acesso a essa informação”, acrescenta Neves.

Uma conferência que reúne representantes de 31 órgãos de polícia criminal de 26 países onde procuram encontrar aquilo que é o equilíbrio necessário para atingir e garantir a privacidade, a liberdade, a segurança e a justiça.

Veja a notícia do ‘Fala Portugal’!

Com um formato de apresentação interativo e dinâmico, um cenário preparado para dar cobertura da atualidade mundial ao vivo e uma identidade visual apelativa, o ‘Fala Portugal’ continua um passo à frente no campo da informação. Resultado do contínuo investimento da emissora em inovação e qualidade, com a tecnologia de broadcast mais avançada, este noticiário moderno é também transmitido para a Europa, América do Norte e África.

Segunda a sexta, 21:30 (Lisboa/Londres)