Células reprogramadas podem combater o câncer de mama

48
Células reprogramadas podem combater o câncer de mama
© Envato

Estudo realizado pela Fiocruz Minas revelou que células podem ser reprogramadas para combater o câncer de mama

Os pesquisadores conseguiram identificar um mecanismo de alteração de células de defesa do organismo que impedem o crescimento de tumores malignos de mama. 50% da massa tumoral é composta dessas células e, assim, a atividade delas influencia diretamente o prognóstico da doença.

Existem dois tipos de células macrófagas: a M1, que são pro-inflamatórias e têm maior eficácia na limitação da progressão do tumor e a M2, que possui características mais anti-inflamatórias e estaria relacionada a permissividade. A proposta dos pesquisadores é reprogramar o perfil dos macrófagos M2 no ambiente tumoral e transformá-los em M1, na tentativa de inibir o desenvolvimento das células cancerígenas.

O estudo visou, através do uso de nanopartículas, reprogramar a função do uma célula que seria permissiva para o tumor.

O Dr. Auro Del Giglio, oncologista do Hospital Moriah diz:

“Eu quero cumprimentar os pesquisadores da Fiocruz por terem tido essa ideia tão original e tão interessante. Se isso der certo clinicamente vai ser um grande avanço para medicina!”

Ele ainda complementa sobre outros tipos de câncer:

“Quando eu fui consultar o trabalho original, percebi que os autores utilizaram uma linhagem celular de câncer de mama, mas imagino que outras viagens celulares e de outros tipos de tumor também poderão ser suscetíveis a esse tratamento”

No Brasil, percebe-se uma conscientização muito maior nas mulheres do que nos homens, mas o importante também é relembrar das medidas preventivas por parte da população em geral!

Assista à entrevista com o doutor:

Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.