Agrishow: agronegócio aumenta o investimento em energias limpas

31
Agrishow: agronegócio aumenta o investimento em energias limpas
© Envato

O uso de energias limpas tem cada vez mais espaço no agronegócio. Por isso, na edição da Agrishow de 2023 vários produtos foram lançados, desde um caminhão que carrega na tomada até trator movido a dejetos de animais. Acompanhe a reportagem de Ingrid Alves!

Já pensou em uma propriedade onde tudo que se produz é utilizado, nada descartado? Nem mesmo os dejetos dos animais…

É isso mesmo! Os dejetos viram combustível que abastece o trator. Essa é uma das inovações apresentadas na Agrishow deste ano. O primeiro trator movido a gás biometano promete ter o mesmo torque, consumo e potência de um movido a diesel, porém com recursos naturais, a famosa energia limpa.

O grande diferencial é o próprio agricultor conseguir produzir o seu próprio combustível dentro da sua própria fazenda.

Juliano Perelli, especialista em Marketing

Os dejetos dos animais passam por biodigestores, vão para purificadores e se transformam em combustível. O excedente pode ser utilizado como fertilizante ou ainda no processo de abastecimento de energia elétrica.

Usinas de açúcar e álcool também podem utilizar a vinhaça, o bagaço da cana.

A energia elétrica é outra alternativa limpa cada vez mais difundida. Com a demanda do mercado de ESG e carbono zero, as opções estão aumentando.

A Agrishow termina hoje, mas as inovações estão só começando.

Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.

Segunda a sexta, 2:30 (Lisboa/Londres)