As relações diplomáticas com a Venezuela que tinham sido interrompidas no governo de Jair Bolsonaro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil no último domingo (28) para uma reunião com o presidente Lula nesta segunda (29) e também para a cúpula de líderes da América do Sul.
A reunião começou nesta manhã (horário de Brasília) no Palácio do Planalto. Em seguida, será oferecido um almoço no palácio do Itamaraty.
De acordo com o site do Governo Federal, “na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami”.
Desde a posse, o presidente Lula retomou as relações diplomáticas com a Venezuela que tinham sido interrompidas no governo de Jair Bolsonaro.
Em 2019, o ex-presidente chegou a proibir a entrada de Nicolás Maduro no Brasil e essa medida foi revogada. Essa é a primeira vez que Maduro retorna ao Brasil desde 2015, ainda no governo de Dilma Rousseff.
Maduro faz parte do grupo de presidentes da América do Sul que se reúnem amanhã (30) em Brasília para discutir uma política de integração regional.
Assista à notícia!
O ‘Alerta Brasil’ é um telejornal que mostra os destaques noticiosos do Brasil e do mundo durante as manhãs. Neste programa você vai encontrar informações precisas e atualizadas, além da prestação de serviços. Um telejornal dinâmico e construído com a ajuda do telespectador, através das redes sociais. Fique à par de tudo o que está acontecendo o mais rápido possível no ‘Alerta Brasil’!