O presidente Lula finaliza hoje a agenda na Espanha. Ele esteve em um almoço com o Rei da Espanha, Filipe VI, no palácio real, fechado para imprensa. Na sequência, foi diretamente para a base aérea e embarcou de volta ao Brasil.
Mais cedo, ele esteve no Palácio da Moncloa, a sede do Governo Espanhol. Lula se reuniu com o primeiro-ministro Pedro Sánchez e conversaram sobre as relações bilaterais e assinaram acordos nas áreas de educação, tecnologia e trabalho.
Na coletiva de imprensa, mais uma vez pediram para que ele falasse sobre o posicionamento brasileiro a respeito da guerra na Ucrânia.
Nas últimas semanas, houve algumas declarações polêmicas e o presidente tem tentado amenizar o tom. Hoje, não foi diferente.
Ele disse que o Brasil sempre foi contra a invasão da Ucrânia pelos russos e que agora não é hora de discutir quem está certo ou errado, mas sim de trabalhar pela paz.
Ele defendeu, mais uma vez, a criação de um grupo de países neutros no conflito para tentar chegar a um acordo que agrade os dois lados.
Já Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, falou que sim, Brasil e Espanha querem a mesma coisa, mas que é muito claro que nesse conflito existe um agressor, que são os russos, e um agredido, que é o povo ucraniano.
Sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, ele disse que é bastante complicado, porque dos dois lados existem ajustes a serem feitos. Do lado brasileiro, Lula disse que tem questões que punem produtores brasileiros que precisam ser ajustadas e que o Governo não pode aceitar a versão atual do acordo como ela está negociada. Mas que, no segundo semestre, tanto o Brasil vai presidir o Mercosul, quanto a Espanha vai presidir a União Europeia e que aí, segundo ele, há a chance de finalmente esse acordo ser efetivado, quem sabe ainda neste ano.
O ‘Alerta Brasil’ é um telejornal que mostra os destaques noticiosos do Brasil e do mundo durante as manhãs. Neste programa você vai encontrar informações precisas e atualizadas, além da prestação de serviços. Um telejornal dinâmico e construído com a ajuda do telespectador, através das redes sociais. Fique à par de tudo o que está acontecendo o mais rápido possível no ‘Alerta Brasil’!