O depoimento de Bolsonaro durou quase três horas.
Segurança reforçada para o depoimento do ex-presidente. Jair Bolsonaro chegou à sede da Polícia Federal em Brasília às 14h15, pouco antes do horário marcado para o depoimento. Ele entrou pela garagem. Ao longo de quase 3 horas os agentes questionaram o ex-presidente porque as joias recebidas do Governo da Arábia Saudita não foram declaradas na chegada ao Brasil.
Jair Bolsonaro, de acordo com fontes, disse que os conjuntos seriam incorporados ao acervo da presidência e que não cuidava dessas questões burocráticas.
Sobre o conjunto apreendido pela Receita Federal em Guarulhos em outubro de 2021 com um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o ex-presidente disse que só ficou sabendo do caso um ano e dois meses após a apreensão e que pediu para a equipe recuperar as joias para não ser deselegante com o país que ofereceu o presente.
Bolsonaro argumentou ainda que o Ministério de Minas e Energia oficiou à Receita Federal dois dias após a apreensão desse conjunto, avaliado em cerca de R$ 16 milhões e que ninguém no governo tentou ficar com os presentes.
Bolsonaro respondeu a todas as perguntas dos investigadores. No total foram marcados 10 depoimentos ao mesmo tempo nesta quarta-feira. Nove foram realizados. A ideia era evitar a troca de informações entre os investigados.
O ex-chefe dos ajudantes de ordem de Jair Bolsonaro, o tenente coronel Mauro Cid, prestou esclarecimentos em São Paulo.
Os dois conjuntos que estavam com Bolsonaro foram devolvidos depois de determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo TCU, quem ocupa a presidência só pode ficar com presentes de baixo valor, como camisetas e bonés. Joias como as recebidas por Bolsonaro devem ser consideradas como bem público.
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.