A presidente da Comissão Europeia se encontrou ontem (12) com o presidente Lula em Brasília
Ursula von der Leyen anunciou um aporte milionário no Fundo Amazônia. Acompanhe a reportagem.
O encontro oficial aconteceu a portas fechadas. Em pronunciamento para a imprensa, Ursula anunciou que pretende contribuir com 20 milhões de euros, equivalente a R$ 104 milhões, e ressaltou a responsabilidade da Europa na diminuição do desmatamento na Amazônia.
Durante o encontro, a guerra entre Ucrânia e Rússia também foi pauta de discussão. Von der Leyen destacou que os impactos vão além das fronteiras da Ucrânia e Lula reiterou o empenho do Brasil em buscar uma solução diplomática para o fim do conflito.
É um prazer receber a Presidente da Comissão Europeia, @vonderleyen. Esta é a 1ª visita de um chefe do Executivo da União Europeia ao Brasil em 10 anos. A União Europeia e o Brasil coincidem na importância atribuída por ambos ao multilateralismo, à democracia, à promoção da paz e… pic.twitter.com/0ZL8mhglmz
— Lula (@LulaOficial) June 12, 2023
A presidente da Comissão Europeia também mencionou que espera ver o acordo entre a União Europeia e o Mercosul concluído até o final do ano. No entanto, Lula fez críticas às alterações recentes que impuseram mais obrigações e sanções ao Brasil. O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está em negociação há cerca de duas décadas.
A União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais, que podem modificar o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva
Após as agendas em Brasília, Ursula von der Leyen continua as agendas com chefes de estado da Argentina, Chile e México.
Assista à reportagem!
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.