A Ucrânia pediu uma reunião urgente com o Conselho de Segurança da ONU para acabar com o que chamou de “chantagem nuclear” da Rússia. Além da reunião, o governo de Kiev também pediu que o G7 e a União Europeia adotem novas sanções econômicas contra a Belarus.
No sábado (25), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou instalaria armas nucleares táticas no território do país vizinho. Belarus é um dos principais aliados do Kremlin e faz fronteira com a Rússia e a Ucrânia, além de Polônia, Letônia e Lituânia, países membros da União Europeia e da OTAN.
Em fevereiro de 2022, o presidente Aleksandr Lukashenko permitiu que tropas russas iniciassem invasão à Ucrânia saindo do território belorusso. Apesar disso, o governante garante que o país só vai entrar na guerra se for atacado.
Sob sanções internacionais, Belarus depende grandemente de Moscou para o abastecimento de gás e petróleo. O alto representante da União Europeia para a política externa advertiu que o bloco pode adotar novas sanções econômicas se o governo belorusso, de fato, permitir a instalação de armamento nuclear russo.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos declarou que o governo americano ainda não tem indícios de que Putin já tenha enviado armas nucleares para Belaruss.
A Rússia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
Veja a edição completa de 27 de março do ‘Mundo Record News’!
‘Mundo Record News’ é um telejornal moderno que atualiza você sobre tudo o que é notícia nos cinco continentes. O programa tem o compromisso de quebrar as barreiras geográficas e transportar aos telespectadores as notícias mais importantes dos quatro cantos do planeta de uma forma clara, direta e objetiva. Política, meio ambiente, tecnologia, conflitos territoriais e todas as transformações que ocorrem nos diversos países você encontra aqui. Fique mais perto dos acontecimentos do mundo na RECORD NEWS!