Governo russo não reconhece a jurisdição da corte em Haia
Juízes do Tribunal Penal Internacional de Haia emitiram um mandado de prisão para o presidente russo Vladimir Putin por supostos crimes de guerra. O anúncio foi feito na sexta-feira (17), depois de as investigações concluírem que o líder russo cometeu crimes ao invadir a Ucrânia.
Entre as acusações, foi pontuado que Putin não exerceu adequadamente o controle sobre os subordinados civis e militares. O presidente e a comissária dos direitos da criança do país são, supostamente, responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças e de transferência ilegal de população de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa.
Desde o início da guerra a Organização das Nações Unidas, o governo ucraniano e diversas entidades acusam a Rússia de sequestrar crianças. O próprio Kremlin já admitiu o envio de jovens para a Rússia, mas sob a alegação de que eles se tornaram órfãos.
O governo russo não reconhece a jurisdição da corte em Haia, portanto a medida não garante a entrega do presidente aos juízes internacionais.
O Chefe de Diplomacia da União Europeia afirmou que esse é o começo do caminho para responsabilizar a Rússia pela guerra na Ucrânia.
No entanto, caso Putin pise em um país que seja membro do Estatuto de Roma, poderia ser preso. Mas isso é algo muito difícil de se concretizar.
A notícia foi destaque no ‘Jornal da Record’!
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.