Pai que não vê a filha há quase um ano entra na Justiça para encontrá-la

32
Pai que não vê a filha há quase um ano entra na Justiça para encontrá-la
© Envato

A mãe da menina levou a criança para Portugal em julho de 2022

O pai de uma menina de sete anos não vê a filha desde julho do ano passado. A mãe da menina, a ex-mulher, levou a criança para Portugal. Desde então, ele não conseguiu mais vê-la. Agora, ele está na Justiça e pede ajuda para conseguir rever a filha.

Uma menina alegre, sempre rodeada de muito carinho. Os momentos registrados pelo pai agora estão apenas na memória deste português que veio morar no Brasil no fim da década de 1970.

A menina de sete anos virou o centro de uma batalha judicial envolvendo a mãe brasileira e Carlos Lopes, que trocou Portugal pelo Brasil. Foi no Rio de Janeiro que ele conheceu Vanessa.

Os dois se casaram em 2012, mas se separaram seis anos depois. A menina, fruto desse relacionamento, ficou com a mãe, que decidiu ir embora do Brasil rumo a uma cidade ao norte de Portugal no ano passado, após conhecer o atual companheiro.

Só que a menina só poderia deixar o Brasil caso o pai autorizasse, o que não aconteceu, ou se Vanessa tivesse uma autorização judicial.

Foram várias tentativas em diferentes Comarcas de pequenas cidades do Rio, todas negadas pela Justiça.

Ela fez, na verdade, uma grande loteria com a Justiça do Rio Janeiro. Ela entrou em várias Comarcas diferentes, buscando sempre o mesmo pleito. Aí sempre quando ela tinha as ações indeferidas, ela entrava numa outra Comarca. (…) É importante que se diga, ela teve todas as ações dela negadas para que levasse a menina a Portugal.

Mayra Coimbra, advogada do pai

O caso foi parar no Tribunal de Justiça do Estado que, numa primeira decisão, concedeu parecer favorável ao pai. Ou seja, Vanessa não poderia deixar o Brasil com a filha sem autorização.

Para conseguir viajar, Vanessa informou o Ministério Público que pretendia passar apenas duas semanas em Portugal com a filha, como mostra um documento.

O promotor aceitou o pedido somente nessa condição, uma viagem com data marcada para regressar ao Rio.

Com o parecer do Ministério Público em mãos, a mulher decidiu comprar as passagens de ida e volta a Portugal para ela e para a filha. Vanessa disse aos promotores que seria uma viagem de férias. Só que era parte do plano de viajar com a menina sem o consentimento do pai.

Foi assim, segundo a Polícia Federal, que Vanessa conseguiu enganar as autoridades da imigração. Agora, o nome dela consta na lista de procurados pela Interpol.

Segundo a advogada do pai da menina, Vanessa usou o parecer do MP, que ainda dependia de uma decisão de um juiz, para enganar o funcionário da imigração e passar com a filha sem ser impedida.

Ela, muito esperta, (foi) colocando muitos documentos… Eu acredito que ele se enganou na hora que viu o parecer do Ministério público. E aí acho que a coisa aconteceu de uma maneira muito rápida e ela efetivamente conseguiu o que queria. Ela levou Valentina para Portugal sem o consentimento do pai e sem uma autorização judicial.

Mayra Coimbra, advogada do pai

A equipe de reportagem da Record TV tentou entrar em contato com Vanessa pelo número de telefone repassado pelo pai da menina, sem sucesso.

Vanessa entrou na Justiça de Portugal para conseguir manter a filha no país e obteve esse direito. Em um trecho da sentença, o juiz diz que a menina está plenamente integrada ao convívio português e uma volta ao Brasil seria comprometida, já que não há vínculos sociais e afetivos.

Para Carlos, que é ex-oficial da Força Aérea Portuguesa e hoje coordena um centro de operações de voos de uma empresa petrolífera, ficam as lembranças da filha em vídeos e fotos e a esperança de ver em breve a menina que hoje mora dez mil quilômetros de onde nasceu e viveu até o ano passado.

Ela era a minha companheira. Andava comigo para tudo quanto era lado. (…) É minha princesinha. Nunca imaginei passar por essa situação.

Carlos Lopes

Assista à reportagem!

‘Balanço Geral - Manhã’ é um noticiário que procura levar a melhor, mais vasta e completa informação ao telespectador. O programa, que transita entre o jornalismo e o entretenimento, apresenta reportagens exclusivas e denúncias sobre assuntos que mexem com o dia a dia das comunidades, como os problemas de segurança e saúde pública nos bairros.

Segunda a sexta, 10:15 | sábado, 19:00 (Lisboa/Londres)