Orcas afundam e danificam barcos no mar mediterrâneo

64
Orcas afundam e danificam barcos no mar mediterrâneo
D.R.

Um mistério sobre as baleias no mar mediterrâneo

Cientistas registraram uma série de ataques de orcas, pelo menos três barcos foram afundados e dezenas danificados. Acompanhe a reportagem de Ana Paula Gomes.

No vídeo, é possível ver um grupo de orcas atacando o veleiro de um casal em férias. Elas tentam virar a embarcação. O homem precisa lutar para manter o controle do leme.

Esse é o mais recente ataque de uma série na costa da Península Ibérica, Portugal e Espanha. De acordo com as autoridades europeias, três barcos afundaram por causa desses ataques e dezenas de embarcações ficaram danificadas.

É um fenômeno recente que, segundo especialistas, acontece também por causa de traumas vividos por esses animais.

Os ataques das orcas podem ter começado depois que uma fêmea foi atingida por um barco. Isso teria levado essa fêmea a atacar a embarcação e depois que a orca reagiu, outros animais do grupo, inclusive os filhotes, passaram a imitar o comportamento dela.

Esses ataques acontecem principalmente contra barcos à vela e seguem um padrão. As orcas atingem o leme ou o casco e, assim que conseguem parar, ou afundar o barco perdem o interesse nele.

As orcas, conhecidas como baleias assassinas, na verdade são uma espécie de golfinho, são predadoras. Costumam atacar baleias e tubarões.

Os ataques a humanos são raros. O consenso, hoje, entre os biólogos é que as orcas estão mesmo atingindo os barcos de propósito, mas ninguém sabe se é um comportamento passageiro ou não.

Veja aqui as imagens dos ataques!

Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.

Segunda a sexta, 2:30 (Lisboa/Londres)