De 13 anos, a menina nasceu na Suíça, mas depois que os pais se separaram, veio passar férias com a mãe no Brasil e não voltou mais
Depois de quatro anos, o pai suíço conseguiu levar a menina de volta para Europa.O Acordo internacional prevê que as crianças devem permanecer no país de origem até os 16 anos. s
Para entender melhor essa história, a equipe do ‘Domingo Espetacular’ viajou até a Suíça, o país que tem um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo.
Em Interlaken, uma pequena cidade com belas paisagens que fica a cerca de duas horas de Zurique, o programa conversou com Neide, uma mãe brasileira que convive com a dor de não poder estar com a filha.
“A minha filha quer muito voltar para casa, voltar para o Brasil. Eu vim para lutar pelos direitos dela que não são respeitados no Brasil. Só saio daqui com ela”
Neide foi casada com um suíço por cinco anos. Durante esse tempo ela engravidou e quando a filha tinha dois anos o casal decidiu se separar. A guarda da criança era compartilhada: a menina ficava com a mãe e passava os fins de semana com o pai.
Segundo a mãe, com o tempo, a convivência entre os dois foi ficando difícil. Quando ela estava com seis anos, começou a sofrer por ter que ir para a casa do pai. Mas o pai da adolescente entrou com um processo pedindo para que a filha morasse com ele.
Numa tentativa de criar a filha, Neide a levou para o Brasil, onde a filha acabou se apegando à vida da mãe. Então, elas acabaram ficando quatro anos lá, até que o pai, na Suíça, procurou a justiça para reaver a guarda da criança.
Durante uma viagem da família de Neide a Barreirinhas, cidade que fica a 250 km de São Luís, no Maranhão, tudo mudou.
“Quando a gente estava no hotel, chegaram cinco carros da Polícia Federal, com mais de 10 policiais e invadiram o hotel”
A menina foi colocada em um carro, onde estava o pai suíço e Neide seguiu em outro veículo, acompanhada de dois policiais federais. Durante horas ela e a filha foram ouvidas por um juiz federal. Sem poder se despedir da mãe, a jovem foi levada para a Suíça com o pai.
O ‘Domingo Espetacular‘ mostrou, com exclusividade, trecho de conversas entre mãe e filha.
Assista à reportagem:
Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.