Greta Thunberg novamente detida

13
Greta Thunberg novamente detida
D.R.

Ativista estava num protesto em Oslo, na Noruega

A ativista sueca estava em um protesto pela remoção de turbinas eólicas de um local de pastagem para renas. Greta Thunberg e os restantes ativistas colocaram-se em frente ao Ministério das Finanças, sendo depois levados por agentes da polícia.

Em 2021, o Supremo Tribunal da Noruega já havia decidido que duas propriedades com turbinas eólicas violam os direitos do povo que vive naquela região, mas isso não foi suficiente para impedir a continuidade do funcionamento do maquinário.

Recorde-se que Greta já havia sido detida em janeiro deste ano, juntamente com outros ativistas climáticos, durante outros protestos.

Wolfgang Rattay, © Reuters

Na ocasião, a ativista foi levada quando protestava contra a mina de carvão de Garzweiler cuja expansão levará à demolição da cidade de Lützerath.

Dois dias antes, a ativista de 20 anos já tinha sido expulsa pela polícia daquele protesto. Mas devido a sua resistência em permanecer no lugar, a jovem sueca foi detida e levada pelas autoridades.

A demolição da vila e consequente expansão da mina foram fortemente condenadas pelos ambientalistas, que alegaram que a expansão da mina de carvão irá resultar na emissão de grandes quantidades de gases.

Já o governo alemão e a empresa energética RWE, responsável pelo projeto, alegaram que o carvão que dali será retirado é necessário para a segurança energética do país.

Com sede em Portugal, a RECORD EUROPA é, desde 2006, responsável pela emissão das atrações já conhecidas pelo público brasileiro para mais de 150 países, além de apresentar produções locais. Os conteúdos compartilhados nas suas mídias digitais informam tudo o que é mais relevante sobre os acontecimentos da Europa e do mundo, além da programação da emissora.