A retomada se deu depois de uma paralisação de três semanas, devido ao acidente que matou mais de 50 pessoas
Segundo a operadora, os trens de passageiros que ligam Pireu – um grande Porto de Atenas – ao aeroporto internacional, os que circulam entre Atenas e Chalkis e outras duas linhas locais voltaram a circular.
O Ministro dos Transportes informou que a linha colisão frontal entre um trem de passageiros e um de cargas, no fim de fevereiro, só deve retomar as operações no dia 1º de abril. Esta é a principal linha do país, de 600 quilômetros de comprimento, que liga Atenas à Tessalônica, a segunda maior cidade da Grécia, no norte.
O Ministro prometeu, na semana passada, medidas de segurança a mais, incluindo dois condutores nos trens intermunicipais e três assistentes, ao invés de dois, como atualmente.
Atribuído a um erro do diretor da estação, o acidente da noite de 28 de fevereiro, o mais grave da história do país, revelou também a negligência do estado na modernização dos sistemas de segurança dos trens. Cinquenta e sete pessoas morreram.
O transporte ferroviário da Grécia é, relativamente, pouco desenvolvido e inclui apenas 2.100 quilômetros de vias. Uma grande rede de ônibus liga as grandes cidades do país.
Um dia após o acidente, o então Ministro dos Transportes renunciou ao cargo. Nessa terça-feira, o Primeiro Ministro grego anunciou a convocação de eleições gerais para maio. Autoridades haviam previsto convocar eleições em abril, segundo a imprensa, mas o desastre ferroviário levou à mudança de planos.
O Premier prometeu transparência absoluta na investigação judicial do acidente.
Veja a reportagem do ‘Mundo Record News’!
‘Mundo Record News’ é um telejornal moderno que atualiza você sobre tudo o que é notícia nos cinco continentes. O programa tem o compromisso de quebrar as barreiras geográficas e transportar aos telespectadores as notícias mais importantes dos quatro cantos do planeta de uma forma clara, direta e objetiva. Política, meio ambiente, tecnologia, conflitos territoriais e todas as transformações que ocorrem nos diversos países você encontra aqui. Fique mais perto dos acontecimentos do mundo na RECORD NEWS!