Mãe brasileira teve que entregar as duas filhas para as autoridades. As crianças nasceram na Irlanda e o pai das meninas entrou na justiça para conseguir a guarda.
Na quarta-feira, 14 de junho, a Polícia Federal chegou em operação de busca e apreensão em um condomínio da Zona Oeste do Rio.
A busca era para as crianças de 4 e 6 anos de idade, que saíram escoltadas pelos agentes.
Enquanto os vizinhos viam tudo, a mãe das meninas demonstrava-se desesperada.
“Ser acordada por policiais armados na minha porta para tomar as crianças de mim, como se eu fosse uma criminosa, isso não pode acontecer”, desabafa
Raquel não tem tempo de se despedir das filhas e só faz uma promessa: a mamãe vai ficar do seu lado!
Dali, as crianças serão levadas para o pai biológico na Irlanda.
“Eu não consigo entender como que eles conseguem chegar assim, dessa forma, e retirarem as crianças dos meus braços”
Raquel pensa na segurança das filhas que têm apenas quatro e seis anos de idade. As crianças nasceram na Irlanda mas vivem no Brasil desde 2019. Elas não falam outra língua, não conhecem as pessoas que pegaram elas e estão desesperadas.
Missão de Raquel
Para Raquel, começava agora uma corrida contra o tempo. Horas depois de entregar as filhas aos agentes, a mãe foi a Justiça Federal na esperança de conseguir um habeas corpus e impedir que as meninas voltassem para o pai.
“Não sei onde as minhas filhas estão. Não me deram nenhuma informação e eu estou completamente perdida tentando, de alguma forma, reverter isso”
Na noite de quarta-feira, as crianças embarcaram de volta à Irlanda. A decisão tem como base a convenção diária um acordo de cooperação entre diversos países participantes para impedir o chamado ‘sequestro internacional de menores sem autorização’, violando o direito de guarda do pai ou da mãe ou então violando também o direito de guarda ao não voltar com a criança no fim de um período de férias.
No caso da Raquel, ela disse que teve ajuda das autoridades para sair da Irlanda com as filhas:
“Eu fui uma mãe que confiou na justiça. Eu confiei, eu nunca me escondi, eu fiz tudo da forma correta que eu devia fazer e hoje estou aqui, ainda confiando da Justiça”
Confira mais detalhes da história na reportagem do ‘Domingo Espetacular‘
Conjugando informação e entretenimento para toda a família, ‘Domingo Espetacular’ é o programa que torna a sua noite mais especial. O formato de sucesso apresenta conteúdos relevantes e atuais sobre os mais variados segmentos, incluindo notícias do Brasil e do mundo.