Bispo polonês renuncia depois de escândalo sexual com envolvimento de um padre de sua diocese

19
Bispo polonês renuncia depois de escândalo sexual com envolvimento de um padre de sua diocese
© Reuters

O padre Tomasz é acusado de omissão de socorro durante uma orgia

O Vaticano aceitou na quarta (25) a renúncia de um bispo católico polonês. Ele cuidava de uma diocese que é investigada porque um padre foi denunciado por omissão de socorro durante uma orgia sexual. Segundo a investigação, um homem desmaiou depois de uma overdose de comprimidos para disfunção erétil.

Acompanhe a reportagem de Ana Paula Gomes.

Grzegorz Kaszak de 59 anos, exercia suas funções em Sosnowiek, uma cidade polonesa localizada a 300 quilômetros de Varsóvia. Ele foi nomeado bispo em 2009 por Bento XVI e chegou a atuar no Vaticano.

A diocese onde ele trabalhava virou notícia no mundo inteiro depois que um padre passou a ser alvo da Polícia por omissão de socorro. De acordo com as investigações, um homem que participava de uma orgia na casa do padre desmaiou após uma overdose de comprimidos para disfunção erétil.

Segundo as autoridades, o padre católico está sendo acusado de não prestar assistência e ainda impediu a entrada dos paramédicos no apartamento.

No site da diocese, um comunicado admite que o padre Tomasz cometeu uma gravíssima violação das normas morais e que o incidente virou motivo de escândalo para os fiéis e justa indignação da opiniãopública. O padre foi afastado de suas funções.

Este não é o único caso de Polícia envolvendo a diocese. De acordo com um dos principais jornais poloneses, em 2010, uma rede social denunciou que o diretor do seminário da diocese de Sosnowiec era homossexual e praticava relações sexuais em um quarto escuro de uma boate. E que, em março deste ano, um padre foi morto a golpes de faca e o suspeito, outro padre, tirou a própria vida logo em seguida.

Há denúncias de abuso e violência sexual por padres e integrantes da igreja católica em todos os continentes. A maioria dos casos segue sem punição.

Assista à reportagem.

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)