Zelensky convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional depois do “crime de guerra” russo
Uma barragem em uma área do sul da Ucrânia controlada pela Rússia foi destruída nesta terça-feira (6) e obrigou os moradores a se retirarem das localidades próximas.
O fato acarretou, além do risco de inundações, a troca de acusações entre os dois países em guerra.
A Ucrânia afirmou que a destruição da barragem aumenta rapidamente o risco de uma “catástrofe nuclear” na central de Zaporizhzhia, que usa água da represa atingida para sua refrigeração, mas a Rússia e a AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear) descartaram um perigo imediato.
Segundo o chefe de gabinete ucraniano, Andriy Yermak, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional depois do “crime de guerra” russo.
O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, criticou a “brutalidade” da Rússia depois da destruição da barragem.
Russian terrorists. The destruction of the Kakhovka hydroelectric power plant dam only confirms for the whole world that they must be expelled from every corner of Ukrainian land. Not a single meter should be left to them, because they use every meter for terror. It’s only… pic.twitter.com/ErBog1gRhH
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2023
Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.