Protestos em defesa da Palestina estão sendo monitorados de perto em toda a Europa
A guerra entre Israel e o Hamas trouxe outra preocupação para o mundo, o crescimento do antissemitismo, que é a discriminação, o ódio e a violência contra judeus.
Acompanhe a reportagem de Ana Paula Gomes.
Em toda Europa, a segurança foi reforçada nas proximidades das sinagogas, onde os judeus se reúnem para os cultos. Ao participar da inauguração de uma delas na Alemanha, o primeiro-ministro do país destacou a preocupação com o crescimento do antissemitismo, o ódio aos judeus, “na internet, nas redes sociais e vergonhosamente aqui na Alemanha, em todos os lugares”, disse Olaf Scholz.
Ele lembrou o compromisso do povo alemão em não permitir o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha comandou uma campanha de extermínio de milhões de judeus.
“Agora devemos mostrar o que significa o nosso ‘nunca mais’”, lembrou o primeiro-ministro. Ele ainda prometeu tolerância 0 ao antissemitismo.
Protestos em defesa da Palestina estão sendo monitorados de perto em toda a Europa. Na Inglaterra, manifestações de apoio ao Hamas não são permitidas, enquanto pichações em bairros judeus pedem liberdade para a Palestina.
Segundo estudos recentes durante períodos de crise, o antissemitismo cresce em todo o mundo. A Alemanha registrou um aumento de quase 29% nos crimes contra os judeus só em 2021 durante a pandemia da covid-19. O medo agora é que o conflito no Oriente Médio provoque uma onda de ódio e violência.
Nos Estados Unidos, maior comunidade de judeus fora de Israel, um centro cultural judaico fechou as portas depois de ser atacado três vezes.
No Brasil, esse tipo de violência também gera preocupação.
Uma organização que estuda isso com dados profundos diz que 25% da população no mundo ou tem atitudes ou verbaliza ações entendidas como ações antissemitas. Vamos agir juridicamente. A ideia é que as pessoas respondam na Justiça por manifestações e por atos antissemitas.
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil
Assista à reportagem.
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.