Águas residuais mostram mais consumo de droga em Portugal

14
Águas residuais mostram mais consumo de droga em Portugal
© Envato

Entre as substâncias mais detectadas estão a cocaína e a cannabis

Lisboa Porto e Almada, são as cidades portuguesas que apresentam valores elevados de drogas detectadas nas águas residuais.

O estudo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência revela que as mais utilizadas são a cocaína, ecstasy, cetamina e cannabis. Os dados foram recolhidos em 104 cidades de 20 estados membros da União Europeia e da Turquia, são referentes aos anos de 2021 e 2022.

Em Lisboa e Almada foram registrados aumento de consumos de cocaína. No Porto, a situação manteve-se estável em comparação com 2021. Em relação às metanfetaminas, mais conhecidas como cristais, a ingestão parece estar crescendo, pois foram encontrados vestígios em mais cidades. Quanto ao ecstasy em Lisboa e em Almada, apresentam igualmente aumento nos consumos, quando no Porto os dados mantêm-se.

A cannabis continua a ser a droga mais consumida em toda a União Europeia e as três cidades portuguesas observadas tiveram aumentos ligeiros de consumo em comparação com 2021.

O relatório apresenta também maior disponibilidade e uso de cetamina. As maiores cargas detectadas em águas residuais de cidades foram na Dinamarca, Itália, Espanha e Portugal.

A cetamina é um medicamento tranquilizante, sobretudo utilizado na veterinária e tem efeitos psicodélicos quando usado por pessoas.

Veja a reportagem no ‘Portugal no Ar’!

Boletim integralmente produzido em Portugal e com o selo de qualidade RECORD. ‘Portugal no Ar’ leva ao telespectador a atualidade que marca o dia, através de uma equipe ágil, que vai onde a notícia acontece. Neste espaço de informação, apresentado com dinamismo e objetividade, você fica a par dos principais destaques da atualidade.

Com um formato de apresentação interativo e dinâmico, um cenário preparado para dar cobertura da atualidade mundial ao vivo e uma identidade visual apelativa, o ‘Fala Portugal’ continua um passo à frente no campo da informação. Resultado do contínuo investimento da emissora em inovação e qualidade, com a tecnologia de broadcast mais avançada, este noticiário moderno é também transmitido para a Europa, América do Norte e África.

Segunda a sexta, 21:30 (Lisboa/Londres)