Líder espiritual do Tibete já se desculpou pelo sucedido. Veja o vídeo.
Dalai Lama beijou uma criança na boca, pedindo-lhe depois para lhe chupar a língua. O fato ocorreu em fevereiro, numa audiência de cerca de 100 estudantes, em Dharamshala, na Índia. No entanto, o vídeo do momento começou a circular na Internet no ultimo fim de semana.
There is a petition to stop child abuse by the #DalaiLama https://t.co/ubBFMv6ZiR
— VROUW (@CoachCaroline) April 10, 2023
Nas imagens, vemos um menino a aproximar-se do líder, de 87 anos, perguntando se o poderia abraçar.
Dalai Lama consente, apontando depois para a bochecha, pedindo um beijo à criança. Na sequência, deu um beijo na boca do menino e disse-lhe que podia “chupar-lhe a língua”, colocando-a de fora.
Várias pessoas classificaram a atitude de Dalai Lama como “inapropriada”, “escandalosa” ou “nojenta”.
Em um comunicado no Twitter, há o pedido de desculpas.
“Sua santidade deseja desculpar-se com o menino e a sua família, bem como com os seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado. Sua santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente.”
— Dalai Lama (@DalaiLama) April 10, 2023
No Tibete, mostrar a língua é uma saudação cultural, observada como sinal de respeito.
Com sede em Portugal, a RECORD EUROPA é, desde 2006, responsável pela emissão das atrações já conhecidas pelo público brasileiro para mais de 150 países, além de apresentar produções locais. Os conteúdos compartilhados nas suas mídias digitais informam tudo o que é mais relevante sobre os acontecimentos da Europa e do mundo, além da programação da emissora.