Japão registra aumento no número de crimes pela primeira vez em 20 anos

44
Japão registra aumento no número de crimes pela primeira vez em 20 anos
Homem japonês usando o celular no trem | © Envato

A Polícia acredita que esse aumento possa estar relacionado ao fim das restrições da pandemia

Pela primeira vez em 20 anos, o Japão registrou um aumento no número de crimes. No ano passado, foram registrados mais de 600 mil casos no ano passado, sendo que um terço das ocorrências envolveu furtos de bicicletas e brigas nas ruas.

Sair de casa sem trancar a porta e fazer compras de bicicleta sem preocupações. Essas são algumas vantagens de viver no Japão. No entanto, mesmo sendo considerado um dos países mais seguros do mundo, os crimes aumentaram pela primeira vez em vinte anos.

O relatório da Agência Nacional de Polícia revelou que em 2022 houve um aumento de quase 6% em relação a 2021, totalizando 601.389 crimes no país.

Os furtos de bicicletas e brigas nas ruas representam um terço dos casos, um aumento de 14% em comparação ao ano anterior. A Polícia acredita que esse aumento possa estar relacionado ao fim das restrições da pandemia.

A sensação de insegurança também aumentou, assim como o número de notícias sobre gangues que estão roubando e cometendo crimes. Fabiana Watanabe, uma moradora que se mudou do Brasil para o Japão, nunca imaginou que seria vítima de ladrões do outro lado do mundo. Ela teve roupas roubadas enquanto estavam no varal.

Apesar do aumento da sensação de insegurança, ainda há uma grande diferença em comparação com o Brasil.

Segundo o Atlas da Violência 2021, o Brasil tem uma taxa de homicídios de 27,1 a cada 100 mil habitantes, enquanto no Japão o índice é de apenas 0,2, quase 100 vezes menor.

Vários fatores podem estar contribuindo para essa situação, mas destaca-se a rigidez do Japão em relação ao porte e fabricação de armas de fogo. O japonês ainda mantém o hábito de deixar a carteira no bolso de trás e celulares sobre as mesas, mostrando o quão seguro ele ainda se sente.

Assista à reportagem de Silvia Kikuchi:

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)