Será possível estar bêbado sem ter consumido nenhuma gota de álcool?
Durante anos a família e os amigos achavam que Mark Mongiardo, um professor de educação física de 40 anos, era alcoólatra e que bebia escondido. O professor não entendia porque ficava bêbado mesmo sem ter ingerido uma gota de álcool. Mark contou ao ‘Domingo Espetacular’ o drama que viveu até descobrir a causa desse estado de embriaguez.
O homem vive na Flórida, Estados Unidos, e há quase 10 anos precisou lidar com um grave problema. Estava sempre bêbado e acabou por sofrer as consequências disso.
“Realmente perdi tudo, a minha mulher, o meu pai e meus filhos e fui forçado a vender minha casa. Recebi várias multas por dirigir sob efeito de álcool em um curto período de tempo. (…) Todos olhavam para mim, professores e até pais e jogadores me olhavam de um certo jeito.”
Revelou ao ‘Domingo Espetacular’ que chegou ao fundo do poço, tentou convencer a todos de que não era alcoólatra, mas ninguém acreditou.
“Eu ficava dizendo para minha esposa e meus pais que algo estava errado comigo. Eu não sei o que eles pensaram, que eu era alcoólatra. Mas eu continuei dizendo que algo estava errado comigo.”
E tinha mesmo!
Segundo relatos dos colegas e alunos da escola, o ex-professor cheirava a álcool, falava enrolado e cambaleava. Tudo isto sem sequer ter ingerido uma única gota de bebida alcoólica. Mas se Mark falava verdade e não bebia, por que sempre apresentava estar alcoolizado?
Afinal, o que provocava embriaguez de Mark?
Começou em 2014, mas nos anos seguintes Mark ouviu o mesmo comentário por diversas vezes. E em 2019, cansado de não saber o que estava acontecendo, resolveu agir. Pesquisou na Internet e descobriu que não era o único que enfrentava o misterioso problema. Uma doença raríssima com apenas 58 casos registrados no mundo, sendo a maior parte no Japão.
A síndrome da fermentação intestinal, conhecida como síndrome da auto-fermentação ou da auto-cervejaria, faz com que o corpo converta o açúcar que ingerimos em álcool e esse álcool é absorvido pela corrente sanguínea tornando alguém bêbado, mesmo que não tenha ingerido uma gota de álcool.
A condição é raríssima e por isso encontrar um especialista que desse um diagnóstico correto e indicasse o melhor tratamento não foi uma tarefa fácil.
Confira a reportagem completa aqui:
Conjugando informação e entretenimento para toda a família, ‘Domingo Espetacular’ é o programa que torna a sua noite mais especial. O formato de sucesso apresenta conteúdos relevantes e atuais sobre os mais variados segmentos, incluindo notícias do Brasil e do mundo.