Presidente da Bolívia pede ao Papa o registro dos abusos sexuais cometidos por padres no país

17
Presidente da Bolívia pede ao Papa o registro dos abusos sexuais cometidos por padres no país
D.R.

O Ministério Público boliviano abriu uma investigação

O presidente da Bolívia, Luis Arce, pediu ao Papa Francisco todos os registros sobre abusos sexuais cometidos por padres no país. Mais de 80 crianças teriam sido abusadas por um padre católico. O religioso confessou os crimes em um diário.

O pedido do presidente Arce foi feito numa carta enviada ao Papa. O escândalo envolve o padre Alfonso Pedrajas, um espanhol que dirigiu escolas católicas na Bolívia.

O religioso morreu 14 anos atrás e deixou um diário em que confessa ter abusado de ao menos 84 menores na década de 70. A promotoria da Bolívia investiga se alguma testemunha viva pode ser denunciada por acobertamento dos crimes. A suspeita é que cerca de 20 integrantes da igreja do país tinham conhecimento dos abusos e não levaram as denúncias adiante.

Nas anotações, o padre diz que líderes da igreja católica não fizeram nada a respeito. A companhia jesuíta da Bolívia admitiu a veracidade das confissões. O Ministério Público boliviano abriu uma investigação.

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)