Mãe de crianças perdidas na selva colombiana ficou viva por 4 dias

65
Mãe de crianças perdidas na selva colombiana ficou viva por 4 dias
D.R.

As crianças têm 13, 9, 4 e apenas 1 ano e foram resgatadas no último fim de semana

A mãe das quatro crianças resgatadas após a surpreendente jornada de sobrevivência de 40 dias na selva colombiana permaneceu viva por quatro dias após o acidente de avião, em 1° de maio. A informação foi dada pelo seu marido no último domingo (11).

A única coisa que ela [Lesly] esclareceu é que sua mãe ficou viva por quatro dias. Então, antes de morrer, talvez a mãe tenha dito a eles: ‘Vão embora que vocês vão encontrar quem é o pai de vocês’

Manuel Miller Ranoque

Saiba tudo sobre o acidente

As fotos foram divulgadas pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Elas mostram os quatro irmãos junto com a equipe de busca ainda no meio da selva.

As crianças estão bem, na medida do possível. Foram encontradas um pouco desidratadas por falta de água, têm picadas de insetos pelo corpo e machucados nos pés por terem que caminhar descalças.

A comemoração da família reflete o sentimento de encontrar quatro crianças que passaram 40 dias sozinhas no meio da selva amazônica.

Nós não estávamos conseguindo dormir, agora que nossas crianças foram encontradas, nós estamos muito felizes, nós nem sabemos o que fazer de tanta felicidade. Nós agradecemos muito a Deus.

Para o presidente da Colômbia, a força-tarefa criada para procurar as crianças foi fundamental no sucesso das buscas.

Graças às comunidades indígenas e às forças militares que participaram das buscas juntas, encontramos as crianças 40 dias depois. Elas mostraram o poder de sobrevivência que entrou para a história. Essas crianças hoje simbolizam a paz e a Colômbia.

Gustavo Petro

As crianças têm 13, nove, quatro e apenas um ano. O caçula fez aniversário enquanto estava desaparecido. Elas são da etnia indígena Uitoto, da Colômbia. O acidente aconteceu no dia 1º de maio. O monomotor Cessna 206 decolou com sete pessoas de uma região florestal conhecida como Araracuara, também na Colômbia, com destino à cidade de San José del Guaviare, a 390 km da capital Bogotá. No meio do trajeto, o piloto avisou à torre de controle que estava com uma falha no motor.

Mãe de crianças perdidas na selva colombiana ficou viva por 4 dias
D.R.

Depois dessa mensagem, a comunicação foi encerrada. Em seguida, a aeronave desapareceu do radar. Além do piloto, estavam no avião seis tripulantes, quatro deles eram as crianças. Infelizmente, o piloto, um passageiro e a mãe das crianças estão mortos. Seus corpos foram encontrados dentro e fora do avião.

O que fez as equipes acreditarem que as crianças estavam vivas foram objetos encontrados na mata, além de pegadas e frutas mordidas. Uma força-tarefa com 120 soldados das forças especiais colombianas e mais 80 indígenas se revezou nas buscas. As operações foram realizadas pelo ar e pelo chão, com a ajuda de cães farejadores e alto-falantes que reproduziam a voz da avó das crianças. As autoridades colombianas ainda estão investigando as causas do acidente.

A operação Esperanza, que leva um nome muito ligado à cor verde que representa a floresta amazônica, foi um sucesso.

Assista à reportagem!

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)