O México passou a levar para Centros de Detenção os estrangeiros que pretendem entrar ilegalmente nos Estados Unidos
Pelo menos 39 pessoas morreram e 29 ficaram feridas durante um incêndio em um Centro de Detenção Migratório, no México. A instalação fica em uma cidade que faz fronteira com os Estados Unidos.
O fogo foi provocado por migrantes que protestavam na noite desta segunda-feira (27) contra a deportação. No dia seguinte o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que as pessoas colocaram fogo em colchões do abrigo, mas não imaginavam que as chamas pudessem se alastrar e causar essa tragédia.

O Centro de Detenção fica em Ciudad Juárez, na fronteira com El Paso, Texas. No local havia estrangeiros sem documentos que seriam deportados. Iniciaram um protesto!
Ao todo, estavam no centro 68 pessoas de países da América Central e da América do Sul. De acordo com a Guatemala, ao menos 28 cidades do país morreram. Familiares das vítimas procuram por notícias como é o caso de uma venezuelana, que viu o marido ser levado a uma ambulância, mas não pode acompanhá-lo ao hospital.

O México registrou níveis recordes de travessias ilegais na fronteira com os Estados Unidos neste ano. Pressionado pela oposição, em fevereiro o presidente americano Joe Biden anunciou medidas para tentar conter a crise migratória com regras mais duras para o pedido de asilo.
Agora os migrantes são obrigados a pedir asilo aos países pelos quais transitam. Assim, se passarem pelo México para chegar aos Estados Unidos, devem pedir asilo ao governo mexicano. Por isso, o México passou a levar para Centros de Detenção os estrangeiros que pretendem entrar ilegalmente nos Estados Unidos. A Procuradoria Geral Mexicana abriu um inquérito para investigar o incêndio que foi um dos mais letais em anos no país.
Câmera de segurança mostra guardas fugindo
Um vídeo, cuja autenticidade já foi confirmada pelo Governo do México, mostra a inércia dos guardas do centro de detenção.
Na imagem, é possível ver duas pessoas vestidas com o uniforme dos guardas correndo. Pelo menos um migrante aparece do outro lado das grades. Não é perceptível qualquer tentativa para libertar os homens e, enquanto a fumaça enche o lugar, os guardas fogem do local.
Video obtained by @TPRNews @NPR appears to show guards at an immigration detention center in Juarez walking away from the deadly fire that killed at least 39 people. pic.twitter.com/VbHfWryPIn
— Texas Public Radio (@TPRNews) March 28, 2023
Veja a notícia no ‘Jornal da Record’!
‘Mundo Record News’ é um telejornal moderno que atualiza você sobre tudo o que é notícia nos cinco continentes. O programa tem o compromisso de quebrar as barreiras geográficas e transportar aos telespectadores as notícias mais importantes dos quatro cantos do planeta de uma forma clara, direta e objetiva. Política, meio ambiente, tecnologia, conflitos territoriais e todas as transformações que ocorrem nos diversos países você encontra aqui. Fique mais perto dos acontecimentos do mundo na RECORD NEWS!