A avó materna das crianças encontradas na selva, na Colômbia, disse que vai brigar pela guarda dos quatro menores
Os enviados especiais do ‘Jornal da Record’ mostram que ela acusa o pai dos dois irmãos mais novos de violência doméstica. A mulher dele e os filhos teriam sido agredidos.
De acordo com a versão da família de Magdalena Mucutuy, a mãe das crianças, o pai dos dois menores mais novos os maltratava. Manuel Ranoque nega.
Os avós maternos também questionam uma declaração de Ranoque. Segundo Narciso Mucutuy, Magdalena morreu logo após a queda da aeronave em 1º de maio. Já Ranoque disse que a esposa sobreviveu por quatro dias e teria dito para as crianças saírem em busca do pai. O governo colombiano não informou onde o corpo da mãe das crianças foi encontrado. Além dela, o piloto e um líder indígena também não resistiram ao acidente aéreo.
As crianças foram encontradas depois de 40 dias. O avô materno e o pai das crianças concordam, porém, sobre a heroína dessa história. Os relatos mais recentes deixam claro que as quatro crianças só conseguiram sobreviver por tanto tempo na floresta por causa de Lesly, que apesar de ser a mais velha dos irmãos, tem apenas 13 anos de idade.
O avô materno conta que foi ela que salvou a bebê de um ano que estava no colo da mãe. Lesly também conseguiu pegar três quilos de farinha de mandioca que estavam na aeronave. Foi isso que eles comeram por quatro dias. O conhecimento da filha mais velha sobre frutas amazônicas também contribuiu para a sobrevivência dos irmãos.
Segundo Narciso, os irmãos se escondiam quando ouviam o barulho de helicópteros ou de soldados. Eles tinham medo. A mais velha chegou a tapar a boca dos mais novos para que eles não chorassem e chamassem a atenção, ele afirma.
Enquanto as famílias lutam pela guarda, as crianças continuam se recuperando bem. Os boletins médicos divulgados diariamente pelo Hospital Militar de Bogotá indicam uma melhora satisfatória depois de 4 dias de internação, momentos que têm sido usados também para recuperar o sono.
Assista à reportagem!
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.