Recomendações da Conferência Anual de Política Externa em Cabo Verde

11
Recomendações da Conferência Anual de Política Externa em Cabo Verde
© Record TV Cabo Verde

Cabo Verde também assumiu o compromisso de acolher a reunião preparatória dos estados insulares do Atlântico, Índico e dos mares do Sul da China para a IV Cimeira das Nações Unidas

A Conferência Anual da Política Externa decorreu na Cidade da Praia e de lá saíram várias recomendações, dentre as quais a necessidade de trabalhar para melhorar a integração regional e o alívio da dívida externa.

Cabo Verde deverá trabalhar junto dos credores para a conversão de dívida em investimentos conforme recomendações saídas da Conferência Anual da Política Externa.

“No que diz respeito à dívida externa a CAPE 23 concluiu que o alívio da dívida externa continua a ser uma das principais prioridades do desenvolvimento de Cabo Verde e da diplomacia cabo-verdiana e recomendou a prossecução de esforços coordenados no sentido de aceitação pelos credores do princípio da conversão da dívida em investimentos inovadores, designadamente climáticos e ambientais”, declara Rui Figueiredo Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O ministro ainda acrescenta que “no que tange à projeção de Cabo Verde, a CAPE sugeriu o melhor aproveitamento de importância estratégica do capital de credibilidade de Cabo Verde goza e a sua utilidade diplomática para a mobilização dos recursos necessários para o desenvolvimento”.

Já sobre a diáspora, recomenda-se no âmbito de financiamentos inovadores o aprimoramento do diálogo, visando especificamente atração de investimentos das comunidades cabo-verdianas em projetos de desenvolvimento do país.

Um outro ponto destacado tem a ver com a integração regional na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Foi sublinhada a necessidade melhor e maior integração na CEDEAO, procurando fazer valer as necessidades do país de partilha recíproca de experiências, considerando a realidade diversa dos estados membros da comunidade”, acrescenta Rui Figueiredo Soares.

Destacou-se igualmente a urgência de adotar instrumentos legais essenciais para política externa, tais como Lei de Bases do Sistema Nacional da Política Externa, Sistema da Gestão de Informação, bem como um plano estratégico da Gestão dos Recursos Humanos.

Cabo Verde também assumiu o compromisso de acolher a reunião preparatória dos estados insulares do Atlântico, Índico e dos mares do Sul da China para a IV Cimeira das Nações Unidas, em 2024.

Veja a notícia do ‘Fala Cabo Verde’!

Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.