O Mali é um dos principais produtores mundiais de Karité, o fruto que só cresce no continente africano
O karité tem se tornado a esperança de muitas mulheres no Mali. Elas trabalham para transformar o fruto em um óleo vegetal muito popular: a manteiga de Karité.
A árvore de Karité cresce apenas na África e o fruto é colhido quase exclusivamente por mulheres. Este virou um verdadeiro método de desenvolvimento em alguns dos países mais pobres do mundo.
Segundo a Aliança Global do Karité, 16 milhões de mulheres africanas se sustentam com a colheita do produto, principalmente em zonas rurais junto com Nigéria e Burkina Faso.
Como é feita a manteiga
O Mali é um dos primeiros produtores mundiais de Karité para criação da manteiga.
Primeiro, a noz deve ser descascada, para depois extrair-se a amêndoa. O fruto é então triturado, lavado e secado várias vezes antes de ser levado para a panela. O líquido escuro começa a ser produzido no cozimento e o restante é filtrado. Ele fica limpo de impurezas e se torna assim na manteiga de Karité.
A manteiga é utilizada na produção de sabonetes e cremes vendidos no país e no mundo todo. A demanda aumentou exponencialmente nos últimos anos, impulsionada pelos consumidores ocidentais atraídos por produtos apresentados como orgânicos e naturais.
Mas, as cerca de mil mulheres dessa cooperativa criada em 2003 ainda não se beneficiaram totalmente da popularidade desse produto. As empregadas permanentes ganham mensalmente o valor equivalente ao salário mínimo da região.
O Brasil é reconhecido pela sua grande atuação no agronegócio justamente por sua característica natural. O solo fértil e a tecnologia avançada aliam-se para gerar produção em larga escala de alimentos dos mais variados tipos e paladares. O ‘Agro Record News’ tem o objetivo de colocar em foco as principais notícias do agronegócio e do segmento agrícola. As reportagens do programa abrangem não só a produção nacional, mas também a de outros países cuja produtividade rural tem impacto no mundo.