Uma empresa entregou uma cartilha de “bons modos” aos funcionários em que cita uma lista de coisas para evitar. A lista foi parar na internet e gerou muita discussão.
A lista da empresa faz parte de um manual sobre a aparência no ambiente de trabalho. Conta com 13 itens e tem pontos como: cabelo sujo e desarrumado e roupa amassada. São muitas regras e chamam atenção de quem lê.
Alguns pontos são: pêlo de animal de estimação na roupa, celular com capinha gasta ou com película trincada, mau hálito e chulé.
As recomendações também mostram que os colaboradores devem evitar roupas com bolinhas, amassadas, furadas, com manchas ou desbotadas, unhas e sobrancelhas mal cuidadas e ainda cabelo sem corte.
Essa listinha viralizou na internet, foi motivo de indignação e piada entre os internautas.
“O que tem a ver isso vai refletir no trabalho das pessoas? Achei um pouco exagerado”
A própria lei trabalhista permite que as empresas criem regras de aparência no ambiente de trabalho, mas elas não podem ser abusivas ou discriminatórias.
Algumas normas podem até não ser ilegais, mas se houver polêmica, elas abrem espaço para diferentes interpretações, principalmente se o caso for levado à justiça.
Um advogado, especialista em Direito do Trabalho, diz que não vê ilegalidade na lista, mas entende que tem pontos sensíveis dela.
“A questão do mau hálito, há que se exigir que essa pessoa escove os dentes, que use bala, que use chiclete, numa perspectiva de padrão de comportamento dentro de limites, por exemplo devido ao atendimento ao público. Numa outra perspectiva não que isso realmente é abusivo “, diz.
Confira a reportagem:
O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.