Submarino que levava turistas até destroços do Titanic continua desaparecido

125
Submarino que levava turistas até destroços do Titanic continua desaparecido
D.R.

O submarino usado para levar turistas até o local onde o Titanic afundou permanece desaparecido no Oceano Atlântico. Há cinco pessoas a bordo e já se passaram 24 horas sem qualquer notícia.

A profundidade é de 1800 metros. A viagem leva até o mais famoso navio naufragado do mundo, na costa do Canadá. No meio da expedição, o submarino perdeu a comunicação com a base.

Conheça a expedição do submarino aos destroços do Titanic

O Titanic afundou em 1912 após colidir com um iceberg. Os destroços só foram encontrados mais de 70 anos depois. O passeio começa com um navio saindo de St. John, no Canadá, até o ponto do naufrágio, onde então parte o submarino. A expedição custa cerca de 250 mil dólares por pessoa, aproximadamente um milhão e 200 mil reais.

Em Orlando, é possível ver uma maquete do Titanic, um navio de luxo para a época. Para alcançá-lo, o submarino pode atingir até 4 mil metros de profundidade e tem aproximadamente o tamanho de um caminhão. Tem capacidade para cinco pessoas e reserva de oxigênio para até quatro dias. Para descer até o Titanic e retornar à superfície são necessárias oito horas.

Dentro do submarino cabem até três turistas, acompanhados pelo piloto e um tripulante. Segundo a empresa responsável pelo passeio, todos os esforços estão sendo feitos para trazer todos de volta em segurança.

De acordo com um especialista, existe uma chance de ter ocorrido um problema na comunicação do submarino com a base e a embarcação ainda estar operando.

Oficiais da Marinha dos Estados Unidos e do Canadá estão trabalhando em conjunto nessa missão em águas profundas e em alto mar para tentar resgatar o submarino. A empresa responsável pela expedição informou que está explorando todas as opções disponíveis para ajudar nessa missão de resgate das cinco pessoas.

Segundo especialistas, há grandes chances de que esse resgate aconteça e as pessoas sejam encontradas com vida, pois o submarino possui capacidade de oxigênio para 90 horas por pessoa.

Quem são as pessoas a bordo do submarino?

Segundo fontes oficiais, dentro do submarino estão o bilionário britânico Hamish Harding, dono de uma empresa aérea, um mergulhador especialista em Titanic chamado Paul-Henry Nargeolet, além do empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho. Uma quinta pessoa, de acordo com fontes extraoficiais, seria o próprio presidente da empresa responsável pela expedição, que é um dos comandantes desse submersível.

O resgate é uma verdadeira corrida contra o tempo.

Assista à reportagem!

 

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)