Pesquisa revela cerca de 14 mil casos por ano no Brasil
O programa ‘The Love School’ faz um alerta para um dado preocupante: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, só no Brasil, são cerca de 14 mil casos de suicídio por ano. Entre os principais motivos que fazem as pessoas tentarem tirar a própria vida, estão os términos de relacionamento.
“Foram 13 anos em um relacionamento e em sete deles eu fui infeliz.”
Esta é apenas parte do relato de uma mulher que chegou às últimas consequências, mas que, felizmente, fracassou.
Dor, sofrimento, decepções… Afinal, por que muita gente chega ao limite ao ponto de querer tirar a própria vida?
O suicídio não é um fenômeno recente. Segundo a OMS, no Brasil há uma média de 38 casos por dia, perdendo somente para os Estados Unidos no topo do ranking.
Os motivos que levam as pessoas a atentarem contra a própria vida são diversos, de um relacionamento que acaba até a perda do emprego.
Especialistas apontam algumas causas recorrentes que levam a este comportamento. Conheça as principais:
- Depressão: pode surgir a partir de uma rotina de estresse, frustrações e cobranças pesadas que levam a pessoa a uma tristeza profunda e a falta de amor por si própria.
- Transtorno de personalidade: distúrbio que tem como característica o desajuste de emoções e comportamentos.
- Influência das redes sociais: a Internet pode ser um gatilho para tentativas de suicídio, já que é um ambiente tóxico e perigoso e que pode acabar puxando a pessoa para baixo.
Essa atitude destrutiva atinge pessoas comuns e também famosas. A princesa Diana foi uma delas. Há vários relatos confirmando que a vida no palácio não era boa. Sentia-se tão deprimida e infeliz com o comportamento do marido, o então príncipe Charles, que certo dia tentou o suicídio se atirando de uma escada. Outra relação conturbada foi a do rapper Eminem e Kim Scott. Em 2001, após a separação e a perda da guarda da filha, o cantor provocou uma overdose de medicamentos, mas sobreviveu. Há dois anos foi a ex de Eminem atentar contra a própria vida. Ela foi encontrada por policiais em sua casa com vários cortes pelo corpo e grande perda de sangue.
“O suicídio é a manifestação suprema das dores da alma. Quem comete suicídio, não quer morrer, mas sim acabar com a dor. Os motivos são tão variados quanto as causas para o sofrimento humano. E o que não é motivo para um, pode ser motivo suficiente para outro”, afirma a psiquiatra Aline Machado.
O acolhimento da família e a busca de ajuda são fatores importantes, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.
A dupla Cristiane e Renato Cardoso compartilha a experiência de mais de três décadas de casamento, abordando problemas comuns a muitos relacionamentos e apontando caminhos para superá-los. Com dicas eficazes que ajudam solteiros e casados a alcançar ou a manter um relacionamento feliz, ultrapassando as adversidades do cotidiano, a ‘aula’ divertida aborda assuntos variados e orienta casais através de diversos quadros.