Há processos também que pedem cadeiras de rodas ou camas hospitalares
Quase 370 mil brasileiros aguardam uma decisão da Justiça para conseguir o direito a medicamentos, tratamentos e até leitos em hospitais, segundo números do Conselho Nacional de Justiça. Quase 27 mil deles estão nos fóruns em São Paulo e, mais de 11 mil, exigindo medicamentos.
Acompanhe a reportagem!
A esperança de Luciano está nas mãos dele… Há dois anos ele descobriu um câncer no intestino, que logo se espalhou para o pulmão, fígado e atingiu o aparelho urinário.

Ele passou por duas cirurgias, além de sessões de quimioterapia, mas nada deu resultado.
Ele precisa tomar um medicamento para controlar a doença. O problema é o preço do remédio. Cada frasco custaria quase R$ 17 mil reais, e dura 21 dias.
O médico receitou inicialmente o uso por três meses. Luciano, com isso, gastaria mais de R$ 50 mil reais, um valor que não cabe no orçamento da família.
Ele está afastado do emprego e a esposa trabalha como doméstica. A vaquinha que criaram na Internet, uma ação para arrecadar dinheiro, não alcançou o valor necessário. Foi então que eles decidiram entrar na justiça, para tentar garantir a medicação.
A ação judicial de Luciano junta-se aos 366 mil processos relacionados à saúde pública que estão pendentes no Brasil. Quase 27 mil deles estão nos fóruns em São Paulo, mais de 11 mil exigindo medicamentos.
Para a advogada Mérces Nunes, uma forma de encurtar a espera por decisões da justiça seria criar uma vara especializada em questões da saúde.
Enquanto a Justiça não avança, com milhares de processos na fila, Luciano luta pela vida e contra o tempo.
O Ministério da Saúde informou que até o momento não há pedido para avaliar a inclusão do medicamento usado pelo Luciano na lista do SUS.
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.