PUB
Início Lifestyle Saúde e Beleza

Pesquisa revela tratamento eficaz para melasma após 17 anos de estudo

Pesquisa revela tratamento eficaz para melasma após 17 anos de estudo
D.R.

O estudo envolveu cientistas das Universidades Brown (EUA), Mogi das Cruzes (Brasil) e Hadassah (Israel)

Após 17 anos de estudo, pesquisadores descobriram um tratamento eficaz para o melasma, problema que causa manchas escuras no rosto e no corpo. O melasma afeta muitas mulheres, incluindo famosas como Isis Valverde, Ivete Sangalo, Mariana Xavier, Cléo Pires e Kelly Key.

O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas na pele devido à produção excessiva do pigmento melanina, e as suas causas estão relacionadas à genética, hormônios e exposição solar. No Brasil, até 35% das mulheres em período fértil são afetadas por esse problema. 

Até então, os tratamentos disponíveis eram feitos com cremes clareadores, aplicações de laser e peelings superficiais, mas eram considerados paliativos, pois não garantiam uma cura permanente. No entanto, uma pesquisa internacional publicada numa das principais revistas científicas de dermatologia do mundo trouxe uma boa notícia: o melasma tem cura.

O estudo envolveu cientistas das Universidades Brown (EUA), Mogi das Cruzes (Brasil) e Hadassah (Israel). Vinte e seis pacientes mulheres com melasma participaram no estudo, sendo acompanhadas por cerca de sete anos após a aplicação de um peeling médico com fenol. Os resultados foram surpreendentes: 85% dos casos apresentaram cura, ou seja, 22 pacientes livraram-se das manchas.

O líder da pesquisa no Brasil explicou que a concentração exata ideal de fenol foi determinada para tratar o melasma sem que ele retornasse. O tratamento visa destruir as células responsáveis pelo melasma e estimular o surgimento de novas células na área afetada. 

Uma das pacientes voluntárias, Célia, relatou que sofria com melasma desde os 25 anos de idade e que os tratamentos anteriores apenas controlavam as manchas temporariamente. Após o novo tratamento, realizado em junho do ano anterior, ela se viu livre das manchas, sem a necessidade de usar clareadores ou passar por sessões de laser.

Apesar dos resultados promissores, o tratamento ainda tem um custo elevado para a maioria dos brasileiros, em torno de R$ 30 mil. Além disso, a indicação do tratamento é criteriosa e pode ter contraindicações em alguns casos, como para pacientes com problemas cardíacos, renais ou hepáticos, alergias e tonalidade de pele mais escura.

Veja o vídeo!

 

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)
Sair da versão mobile