A declaração foi feita durante a Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra
Apesar de a covid-19 ter deixado de ser classificada como uma emergência global, o mundo não está livre de registrar novas pandemias. O alerta é de Tedros Adhanom, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde.
Em discurso na Assembleia Mundial da Saúde, realizada esta semana em Genebra, o líder afirmou que ainda existe o risco de novas variantes da doença surgirem e destacou o possível aparecimento de um patógeno mais letal que o coronavírus.
Segundo ele, o planeta deve se preparar o quanto antes para esse cenário.
No encontro, Tedros também lembrou a atuação da OMS nos últimos 12 meses. Além da covid-19 e da mpox, a organização lidou com outras 70 crises de saúde que incluem o ebola, a cólera e a guerra na Ucrânia.
A poliomielite também foi pauta na reunião, pois a doença continua a ser a única emergência oficial de saúde global.
Com o intuito de controlar o avanço das doenças, a OMS criou a rede internacional de vigilância de patógenos. A ideia é desenvolver uma plataforma que reúne informações de diferentes países e regiões sobre patologias e tratamentos.
Com base nos dados, autoridades da saúde pública poderão rastrear infecções e prevenir novos surtos.
‘Mundo Record News’ é um telejornal moderno que atualiza você sobre tudo o que é notícia nos cinco continentes. O programa tem o compromisso de quebrar as barreiras geográficas e transportar aos telespectadores as notícias mais importantes dos quatro cantos do planeta de uma forma clara, direta e objetiva. Política, meio ambiente, tecnologia, conflitos territoriais e todas as transformações que ocorrem nos diversos países você encontra aqui. Fique mais perto dos acontecimentos do mundo na RECORD NEWS!