A descoberta ainda está em testes, mas os resultados animaram os autores do projeto
Cientistas descobriram o método para promover o emagrecimento parecido com o da cirurgia bariátrica, mas apenas com o uso de medicamentos e sem causar efeitos colaterais.
O estudo foi apresentado nesta quarta-feira (29) pela Sociedade Americana de Química. Este pode ser um dos principais avanços no tratamento contra a obesidade.
Os remédios utilizados atualmente funcionam como um hormônio que auxilia na redução do apetite, mas essas drogas costumam causar fortes efeitos colaterais, o que faz com que muitos pacientes desistam do tratamento antes do primeiro ano.
Já neste novo método os cientistas criaram uma molécula chamada de GEP44, que simula os hormônios que dão a sensação de saciedade e reduzem o nível de glicose no sangue.
A descoberta ainda está em testes, mas os resultados animaram os autores do projeto. Em um estudo com camundongos, os animais comeram 80% menos do que consumiam anteriormente e no período de 16 dias os ratos perderam uma média de 12% do peso. O GEP44 não causou nenhum efeito colateral nos roedores. Outro ponto positivo é que os animais se mantiveram magros mesmo quando não recebiam mais injeções, evitando o que é conhecido como ‘efeito sanfona’, causado por outros medicamentos.
A próxima etapa dos pesquisadores é testar a molécula em primatas e avaliar os efeitos em todo o corpo, principalmente no cérebro.
Veja a notícia!
Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.