Infectologista esclarece a recomendação da OMS
A Organização Mundial da Saúde mudou as recomendações sobre a vacina contra a covid-19. Agora, a organização considera que adultos saudáveis não precisam de uma dose adicional, além dessas três iniciais.
É preciso tomar cuidado com essa informação. E para explicar a decisão, conversamos com a infectologista Luana Araújo.
É muito importante que a gente desenhe isso para as pessoas para que não haja, nem a exploração da ideia de que elas tomaram vacinas desnecessárias ou então, o outro lado, que as pessoas queiram muito tomar mais uma dose de vacina e pensem que não vão conseguir. Então vamos entender como isso funciona.
O que o grupo de aconselhamento da OMS diz é que pacientes idosos e profissionais de saúde precisam de uma dose a cada 12 meses. Outro grupo que precisa de uma dose a cada 12 meses, independente da idade, é o grupo dos imunossuprimidos.
O outro grupo que tem um risco um pouco menor (adultos e saudáveis) não precisam de doses adicionais para além daquele esquema primário de três doses.

Isso pode mudar eventualmente se por um acaso a covid mudar de comportamento. Mas neste momento, os reforços não seriam necessários, considerando-se que essas pessoas já têm uma defesa montada depois de três anos de pandemia e que, coletivamente, isso também ajuda na proteção de todos nós.
Mas, mais importante do que isso, é que essas orientações afirmam aquilo que nós já falávamos lá atrás: a ideia é que a covid vá ficando cada vez mais parecida no seu combate com a influenza (gripe), que é como nós protegemos os mais vulneráveis todos os anos. Isso não significa que as pessoas que queiram tomar a vacina não possam tomar. O que acontece é que aquelas que precisam de fato, devem ser identificadas.
Veja a entrevista completa!
Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.