O Dr. Alexandre Hohl explica quais os riscos e perigos deste implante de hormônios
Alexandre Hohl é vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Doutor, quando pensamos neste chip, a gente tá falando de uma utilização de um hormônio no corpo de uma pessoa. Hormônio este que realmente pode mudar contornos e trazer malefícios para a saúde.
Dr. Alexandre: É mais grave do que isso. A gestrinona não tem nenhuma indicação médica atualmente no Brasil. Ela não está prevista nem na bula oficial da Anvisa, então nós estamos falando de uma substância que é usada de uma maneira totalmente equivocada, para objetivos estéticos onde muitas vezes o resultado é exatamente contrário. São resultados nefastos como a alteração da pele, a alteração do cabelo. São inúmeros os problemas que podem acontecer quando há a utilização dessa gestrinona, que atenção, é um anabolizante.
Por mais que tenha um nome diferente, não deixa de ser um anabolizante…
É uma anabolizante. No final de 2001, nós fizemos uma denúncia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. A Anvisa acatou nossa denúncia e proibiu a propaganda de gestrinona no Brasil. No ano passado, ela colocou a gestrinona na lista C5 que é de anabolizantes e agora, nos últimos dias, houve a resolução 2333 do Conselho Federal de Medicina, restringindo ainda mais a utilização dessas substâncias.
Então, na realidade, de “chip da beleza” não tem absolutamente nada. É um chip que na realidade pode trazer muitos problemas para a saúde.
Sobre a fama que o “chip da beleza” ganhou e também como ele é aplicado… Estamos falando de um mercado que é rentável e, por isso, há também um aumento no número de médicos oferecendo isso aos pacientes?
Esse é o grande problema! Lembre-se, tem uma outra coisa seríssima, que é nenhuma dessas mulheres receber a bula. Então, elas colocam um implante no corpo delas que fica durante 6 a 12 meses e, pasmem, não há bula, não há nenhuma informação sobre efeitos benéficos, efeitos colaterais, interações medicamentosas. Isso é um problema inclusive do Código de Defesa do Consumidor, aonde se vende um produto sem informação nenhuma.
E os sintomas e efeitos colaterais? Já ouvimos sobre o timbre de voz e o aparecimento de acne, por exemplo…
Pode dar acne, cair o cabelo, ter oleosidade de pele, alteração da mama, modificação da voz, aumento do clitóris, aumento da taxa de infertilidade e, sempre que a gente fala em anabolizantes, existe risco de alteração cardíaca, até quem sabe morte súbita. Porque cada vez se colocam doses mais alta de hormônios que não foram estudados para essa finalidade.
“O problema maior é que vai se buscando um objetivo estético de perda de massa gorda e de aumento de massa magra mas não se calculam os riscos”
Confira mais informações na entrevista:
Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.