Médicos alertam para a tendência de aumento dessa inflamação crônica na área gastrointestinal
O transplante de célula tronco, considerado uma das melhores alternativas para o paciente, ainda funciona de maneira experimental no Brasil e é muito caro.
Fernando Henrique Marques, operador de máquinas, foi diagnosticado com a doença aos 23 anos e já passou por inúmeras cirurgias, como a retirada do intestino e do apêndice. Nos últimos 11 anos tomou todos os medicamentos disponíveis no Brasil.
“Eles dizem que não têm mas o que fazer, porque eles não podem aumentar a dose do remédio. Não tenho muita energia, não tenho mais disposição e não consigo mais viver uma vida que eu vivia”, afirma ele.
A doença de Crohn é uma inflamação crônica séria no trato gastrointestinal. Ela é autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca células saudáveis do corpo.
Os sintomas iniciais são dores abdominais e diarreia, mas as complicações podem levar à morte.
De acordo com o médico Milton Artur Ruiz, “pode levar a uma complicação, que seria uma perfuração intestinal e vir à óbito”
Existem tratamentos com remédios que melhoram os sintomas da doença, mas um especificamente pode ser a luz no fim do túnel e trazer a cura para esses pacientes: o transplante de células-tronco.
O transplante
Esse procedimento moderno e promissor ainda funciona de maneira experimental no Brasil.
“Se faz através de alguns medicamentos e de uma coleta de células que podem vir de você mesmo ou via transplante, com células de outras pessoas, na qual depois de tratar com o medicamento, que faz com que o seu sistema imune reduza as células – devolvemos essas células para que haja a recuperação da sua produção de célula”, explica Dr. Milton.
No Brasil, a ocorrência de novos casos da doença é de sete para cada 100 mil habitantes. Em países desenvolvidos, como os da Europa e Estados Unidos, a prevalência pode chegar a 120 para cada 100 mil habitantes. Segundo o médico, não existe uma única causa conhecida da doença mas a alimentação e o estilo de vida podem explicar essa diferença entre os países.
O sonho do Fernando é se submeter ao procedimento de células-tronco, mas ele custa entre R$150 mil e R$180 mil. Para conseguir o dinheiro, Fernando criou um perfil em um site de arrecadação.
“Eu acredito que isso vai ser o que vai salvar minha vida. Vai dar uma perspectiva a mais de vida para mim, para eu poder criar as minhas filhas”, explica.
Assista a reportagem do ‘Fala Brasil‘:
O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.